Classificação do Grêmio na Copa do Brasil põe Joinville na Sul-Americana
Por Redação Publicado 22 de julho de 2015 às 12:07

Atlético-PR, Goiás e Chapecoense também estão garantidos no torneio continental, assim como o Brasília, campeão da Copa Verde 2014. Três vagas estão indefinidas

A difícil classificação do Grêmio para as oitavas de final da Copa do Brasil, ao superar fora de casa o Criciúma na disputa de pênaltis por 4 a 3, após devolver no tempo normal o placar de 1 a 0 a favor do Tigre na partida de ida, garantiu o Joinville na Copa Sul-Americana, que terá início no dia 19 de agosto. De acordo acordo com o regulamento da competição, caso as vagas não sejam preenchidas apenas por times que disputaram a Série A no ano passado e permaneceram na elite, os quatro clubes que subiram (Joinville, Ponte Preta, Vasco e Avaí) passam a ter chance também, desde que não avancem para as oitavas de final da Copa do Brasil.

O Brasil tem direito a oito clubes, maior número entre todos os países participantes. Além dos campeões da Copa do Nordeste 2015 (Ceará) e da Copa Verde 2014 (Brasília), as seis equipes melhor colocadas no Brasileiro do ano passado que não tenham participado da Libertadores 2015 (Cruzeiro, São Paulo, Internacional, Corinthians e Atlético-MG) e tenham sido eliminadas até a terceira fase da Copa do Brasil garantem o seu lugar no torneio continental. A única exceção é o Fluminense, sexto colocado no Brasileirão 2014, que entra direto nas oitavas de final da Copa do Brasil.

Pelos critérios adotados, apenas Atlético-PR, Goiás e Chapecoense já estão assegurados na Copa Sul-Americana. Grêmio, Flamengo, Figueirense e Palmeiras seguem na Copa do Brasil. Santos, Sport e Coritiba se classificam para a competição internacional se forem eliminados na Copa do Brasil, nesta quarta-feira. Nos jogos de ida, o Peixe foi derrotado pelo Leão fora de casa por 2 a 1, enquanto o Coxa venceu a Ponte Preta, em Curitiba, pelo mesmo placar. Vice-campeã da Série B em 2014, a Macaca também garante o seu lugar na Sul-Americana se não avançar na competição nacional.

Representante do Nordestão ainda indefinido

Campeão da Copa do Nordeste, o Ceará não disputará a Sul-Americana se eliminar o Tupi-MG na Copa do Brasil, nesta quarta-feira. Na primeira partida, os dois times empataram por 0 a 0, em Fortaleza. Se avançar, a vaga ficará com o Bahia, vice-campeão do Nordestão, que também ficará fora do torneio continental se passar pelo Paysandu na Copa do Brasil. No jogo de ida, o Papão venceu por 3 a 0, no Mangueirão, em Belém. Caso consiga reverter o resultado e se classifique para as oitavas de final, a vaga do Tricolor baiano passa para o arquirrival Vitória, terceiro colocado no Nordestão.

Os oito representantes brasileiros já entram na segunda fase da Copa Sul-Americana e jogam entre si (Brasil 1 x Brasil 5; Brasil 2 x Brasil 7; Brasil 3 x Brasil 8; e Brasil 4 x Brasil 6). Os quatro classificados passam para a etapa internacional, a partir da terceira fase. Assim como na Copa do Brasil, o campeão da Sul-Americana também garante uma vaga direta para a Libertadores do próximo ano.

Desde a sua criação, em 2002, Internacional (2008) e São Paulo (2012) foram os únicos clubes brasileiros que conquistaram a Copa Sul-Americana. Anteriormente a segunda competição entre clubes mais importante do continente eram a Copa Conmbebol, a Copa Mercosul, e a Supercopa Sul-Americana.

Confira os confrontos dos clubes brasileiros na Copa Sul-Americana:

Brasília (Brasil 8) x Goiás (Brasil 3)
Ceará, Bahia ou Vitória (Brasil 7) x Santos ou Sport (Brasil 2)
Joinville ou Ponte Preta (Brasil 6) x Coritiba ou Chapecoense (Brasil 4)
Chapecoense ou Joinville (Brasil 5) x Atlético-PR (Brasil 1)

Classificação do Brasileiro 2014

1 – Cruzeiro – Libertadores
2 – São Paulo – Libertadores
3 – Internacional – Libertadores
4 – Corinthians – Libertadores
5 – Atlético-MG – Libertadores
6 – Fluminense – entra direito nas oitavas da Copa do Brasil
7 – Grêmio – oitavas da Copa do Brasil
8 – Atlético-PR – Copa Sul-Americana
9 – Santos – decide com o Sport quem continua na Copa do Brasil e quem vai para a Copa Sul-Americana 
10 – Flamengo – oitavas da Copa do Brasil
11 – Sport – decide com o Santos quem continua na Copa do Brasil e quem vai para a Copa Sul-Americana
12 – Goiás – Copa Sul-Americana
13 – Figueirense – oitavas da Copa do Brasil
14 – Coritiba – decide com a Ponte Preta quem continua na Copa do Brasil e quem vai para a Copa Sul-Americana
15 – Chapecoense – Copa Sul-Americana 
16 – Palmeiras – oitavas da Copa do Brasil
17 – Vitória – pode ir para a Sul-Americana por causa da Copa do Nordeste. Precisa que Ceará e Bahia se classifiquem para as oitavas de final na Copa do Brasil
18 – Bahia – decide com o Paysandu se continua na Copa do Brasil. Se for eliminado vai depender da classificação do Ceará na competição nacional para disputar a Sul-Americana
19 – Botafogo – rebaixado
20 – Criciúma – rebaixado

Fonte: GE