Na Ordem do Dia desta quinta-feira (6/7) estão previstas as votações de cinco proposições. O destaque é o Projeto de Lei (PL) 59/2017, de autoria do deputado Lidio Lopes (PEN), que dispõe sobre a obrigatoriedade da presença de profissionais de odontologia nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), em todos os hospitais públicos e privados do Estado de Mato Grosso do Sul. A matéria deve ser apreciada em segundo turno.
O atendimento deve ser para a prevenção e emergência. “Tendo em vista dados já comprovados de que a falta desse profissional nas UTIs tem contribuído para o aumento de mortes, apresentamos essa proposta. A má higiene bucal pode ter como consequência a doença periodontal, e esta, estando presente, é um fator que pode estar associado à pneumonia nosocomial. O que pretendemos não é a execução de procedimentos de rotina, mas a detecção das necessidades orais individuais e a prevenção que somente o dentista possui capacitação para realizar”, explicou Lidio.
Pacientes em UTI podem ter alteração na resposta imune do organismo, aumentando o risco de infecção bucal. O parlamentar salientou que o paciente em estado crítico requer atenção especializada e multidisciplinar, com monitoramento 24 horas, sendo necessários os cuidados com a boca durante toda a permanência na unidade. “Se aprovado, o projeto trará benefícios para os pacientes e os médicos, que terão melhores condições de trabalho, com uma equipe completa”, acrescentou o parlamentar.
Outras duas proposições devem ser votadas em segunda discussão. O PL 77/2017, do deputado Maurício Picarelli (PSDB), institui o Dia Estadual do Capelão. O PL 99/2017, do Dr. Paulo Siufi (PMDB), inclui no Calendário Cívico e Cultural de Mato Grosso do Sul a festa comemorativa a São Luis Orione, realizada em Campo Grande e Dourados.
O PL 97/2017, do deputado Renato Câmara (PMDB), que estabelece regras sobre a prevenção às doenças ocupacionais na rede estadual de ensino, está pautado para a primeira votação. Por fim, o PL 107/2017, de Beto Pereira (PSDB), que declara de Utilidade Pública Estadual a Associação de Amigos do Bairro Dom Antonio Barbosa – Projeto Asas do Futuro, deve ser apreciado em discussão única.