CGU mira quadrilha acusada de desviar recursos e fraudar licitações em MS
Por Ariel Moreira Publicado 4 de abril de 2017 às 08:24

Operação deflagrada pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) nesta terça-feira (4), visa desarticular organização criminosa especializada em desviar recursos públicos e fraudar licitações, no município de Paranhos.

Batizada de Toque de Midas, a ação é realizada em conjunto com a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual. O prejuízo estimado aos cofres públicos é de R$ 1 milhão, segundo o órgão.

Os trabalhos tiveram início a partir de fiscalizações da CGU no 3º Ciclo do Programa de Fiscalização em Entes Federativos.

De acordo com as investigações, houve montagem e manipulação de documentação em certames públicos e a prática de sobrepreço no município. Foram utilizadas, ainda, certidões e assinaturas falsas, bem como manipuladas informações de procedimentos licitatórios para aquisições com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão, um de condução coercitiva e o sequestro de valores de contas bancárias de três empresas, no valor aproximado de R$ 400 mil.

Participam da operação 50 policiais federais e auditores da CGU.

A operação Toque de Midas faz referência à expressão oriunda da mitologia grega que expressa que o enriquecimento fácil pode se voltar contra o beneficiado, como castigo pela ganância.

Fonte:Douradosnews