Fundado em 24 de maio de 1994 (decreto nº 7.804), o Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo já recebeu inúmeros eventos de negócios, shows, espetáculos, congressos, simpósios e palestras com especialistas de renome nacional e internacional. Há 23 anos, o espaço tornou-se um importante equipamento para a indústria do Turismo e consequentemente para o crescimento da economia.
O Centro de Convenções contribuiu para que Mato Grosso do Sul tornasse um centro de negócios e eventos, anualmente cerca de 200 são realizados no local. Localizado no Parque dos Poderes, está em uma das maiores reservas ecológica e urbana do Centro-Oeste. Num mosaico de belezas naturais, onde estão reunidos o Executivo, Legislativo e Judiciário de Mato Grosso do Sul, convida os visitantes a contemplar as cores e as belezas do lugar.
O espaço é dotado de quatro auditórios, com capacidade total de 1485 lugares, uma área de 1726 m² para exposições, eventos e feiras, além de restaurante, lanchonete, sala VIP, sala de imprensa e ambulatório para emergências médicas. Possui infraestrutura adequada para a realização de convenções, congressos, shows, palestras, treinamentos e apresentações culturais.
O auditório principal, Manoel de Barros, com capacidade para 1045 lugares, é na verdade um anfiteatro dotado de poltronas anatômicas, palco de 23 metros com dois acessos laterais e com 12 metros de profundidade, vara de iluminação fixa, telão para projeção, quatro cabines para tradução simultânea, sala de aquecimento, seis camarins, sendo quatro individuais.
O Centro de Convenções conta ainda com outros três auditórios independentes, com capacidade para realização de eventos diferentes simultaneamente ou interconectados através de transmissão simultânea por telão, sendo eles: auditório Germano Barros de Souza, com 196 lugares; auditório Pedro de Medeiros, com 135 lugares e auditório Tertuliano Amarilha, com 109 lugares.