Mesmo não sendo valorizada pelos dirigentes de clubes de futebol, como deveria ser, a categoria Sub-19 é, na verdade a saída que pode ser encontrada pelo futebol brasileiro, principalmente para os clubes de pequenos portes financeiros, no caso especifico, os de Mato Grosso do Sul que através da referida competição promovida e organizada pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), poderá encontrar nela, jogadores para integrarem o elenco de profissionais num futuro próximo.
No entanto, a maioria dos dirigentes não pensam assim e no primeiro momento, alguns apostam na conquista do título de campeão estadual que, ao lado do vice, dá vaga para a Copa São Paulo de Juniores e nela, o sonho de “negociar” algum jogador revelado, para amenizar os gastos.
No entanto, talvez o fato de os clubes do Estado, exceto o Aquidauana que passou para a 2ª fase da competição, as demais vezes a caminhada dos representantes do Estado foi curta e todos ficaram ainda na primeira fase, sem chance de mostrar um ou outro jogador. No caso do Aquidauana, o clube conseguiu negociar três atletas.
ESTADUAL
O fato de o estadual contar, por exemplo na atual temporada, com apenas cinco participantes, torna-se difícil apostar na evolução dos representantes de MS, na competição Nacional, pela falta de ritmo e de preparo físico dos jogadores, cujas equipes no certame jogarão no máximo oito partida, para que sejam conhecidos o campeão e vice.
O número de jogos é na verdade “pequeno”, pois na “Copinha”, eles enfrentarão equipes que ao longo da temporada jogam mais de 60 vezes.
DESISTÊNCIAS
Antes do início da temporada, nada menos que dez clubes demonstraram interesses em disputar a competição, não pelo fato de descobrir novos valores para integrarem o futuro elenco de profissionais, mas sim, para tentar negociar algum jogador para outros centros. Mas bastou o departamento técnico da entidade anunciar que os jogadores deveriam ser inscritos regularmente na FFMS e na CBF e para tanto, é cobrado uma taxa, bastou ainda a entidade anunciar que os gastos com o translado, hospedagem, alimentação e o pagamento da taxa das arbitragens, seriam de responsabilidade dos clubes, sobraram apenas cinco equipes na competição, quantia esse considerada “pouca”, uma vez que no estadual da Série A, da atual temporada foram 12 equipes e das quais, apenas o Corumbaense, Operário, Comercial, UniãoABC e o URSO de Mundo Novo, estão na competição.
JOGOS DE HOJE
Mesmo com cinco participantes, o departamento técnico sinalizou de forma positiva e a competição foi iniciada e nela, bons jogos recheados por novos valores, ganharam espaço e podem ser projetados como de fato a saída para o futebol, principalmente o de Mato Grosso do Sul.
Adotando o antigo chavão popular de quem, “não dança, segura a criança”, a competição terá nesse sábado (3) dois jogos e ambos na Capital do Estado.
No estádio Jacques da Luz, nas Moreninhas, o Comercial, embalado pela vitória contra o Operário, tenta embalar de vez na partida contra o URSM, de Mundo Novo, que por sua vez, jogando em casa, empatou com o Corumbaense, atual líder da competição, mas que folga nessa rodada. Vencendo o jogo, o Comercial ultrapassa o Corumbaense que tem quatro pontos oriundos de uma vitória e um empate. Em caso de uma vitória do adversário, o mesmo se igualará ao número de pontos do time da Cidade Branca: quatro.
O jogo será iniciado às 15h e o árbitro será Alan Lários Lezo, auxiliado por por Bruno de Andrade Martins e Larissa Ferreira da Silva. Bruno Leite Messias será o 4º árbitro.
OLHO DO FURACÃO
No estádio do CENE, conhecido como “Olho do Furacão”, um clássico metropolitano e nele, o Operário tentará a todo custo uma vitória, pois outro resultado poderá significar de forma antecipada a desclassificação do time e apagar o sonho de voltar à Copa São Paulo de Juniores, onde foi um dos representantes do Estado no início do ano.
O adversário será a boa equipe do UniãoABC, que vem de uma vitória contra o Comercial e em caso de novo triunfo, poderá chegar aos seis pontos, também ultrapassando o Corumbaense.
Para a partida, o árbitro sorteado foi Hudson Muchiutti Hernandes, que terá como assistentes Roberto Schultz e Vanderson Bogarim, enquanto que Rosalino Sanka será o 4º árbitro.
Nos dois jogos, a entrada é gratuita.