Campo Grande vai receber, nos dias 15 e 16 de julho, a Fórmula Vee Brasil Júnior. A categoria automobilística é uma das principais do país na formação de novos pilotos de corrida, além de ser a primeira porta de entrada para o automobilismo após a fase do kart. O ex-piloto da Fórmula 1, Wilson Fittipaldi, esteve em Campo Grande nesta quinta-feira (25) e falou da competição, que é um dos criadores da categoria.
Esta será a primeira vez que a prova acontecerá em Mato Grosso do Sul. A Fórmula Vee é a maior categoria monoposto do mundo e a de menor custo do automobilismo brasileiro. Possui campeonatos em mais de 14 países e foi introduzida no Brasil em 1964, pelo ex-piloto Wilson Fittipaldi Júnior, que construiu 52 carros ao longo dos primeiros anos da categoria.
A 1ª corrida foi realizada em 1967. Pilotos como Emerson Fittipaldi, José Carlos Pace (Moco), Nelson Piquet e Niki Lauda já passaram pela categoria. Entre as principais características da prova está o fato de o regulamento técnico não permitir muitas alterações, os carros não possuem muita diferença, sobressaindo a técnica de pilotagem do piloto. O motor usado é o EA 111 1,6 da Volkswagen, que não necessita de adaptação, e os carros não possuem apêndices aerodinâmicos.
“A Fórmula Vee é uma categoria de baixo custo, que oferece oportunidade para quem está saindo do kart ou que deseja ter boa formação para seguir carreira no automobilismo. São carros de 120 cavalos de força, pesam 450 Kg, e que na linha reta atingem até 215 km por hora”, disse Fittipaldi. O ex-piloto participou do lançamento do Grupo Gestor do Autódromo de Campo Grande.
Segundo ele, deverão ser trazidos à Capital em torno de 15 carros da categoria. Todos estarão disponíveis para quem quiser alugar e competir na prova. Para fechar contrato de aluguel, os interessados deverão entrar em contato com a FAMS (Federação de Automobilismo de Mato Grosso do Sul). O custo é de R$ 3,5 mil para alugar um carro por um final de semana de treinos e a corrida, também é necessário fazer um curso de pilotagem, que é ministrado pelo próprio Wilson Fittipaldi.
A Fórmula Vee Junior já teve duas etapas em 2017, ambas realizadas em São Paulo, e mais duas estão programadas para a região Centro-Oeste, a terceira em Goiânia e a quarta em Campo Grande. Para conhecer melhor a categoria e obter outras informações a respeito, acesse o site oficial http://www.fvee.com.br.
Grupo Gestor do Autódromo
Como forma de impulsionar o calendário de eventos esportivos da Capital e melhorar a gestão do Autódromo Internacional de Campo Grande, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) assinou, nesta quinta-feira (25), a criação e a nomeação do Grupo Gestor do Autódromo, que vai geri-lo de forma compartilhada.
De acordo com o diretor-presidente da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), Rodrigo Terra, o Grupo Gestor vai auxiliar na administração, captação de recursos e na seleção de eventos. “A gestão compartilhada é de fundamental importância para colocarmos novamente o Autódromo no cenário de grandes eventos e ampliarmos a realização das provas no local, não apenas com corridas de carros ou motos, mas também com corridas pedestres, arrancadas, provas de mountain bike, ciclismo e até atrações culturais como shows ou desfile do nosso carnaval”.
Para o vice-presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Rogelho Massud Junior, que faz parte do Grupo Gestor, a atitude da Prefeitura de estabelecer parceria, por meio da gestão compartilhada, vai alavancar as corridas. “Com algumas reuniões juntos já conseguimos trazer a Copa Truck, a Fórmula Vee e a prova de motociclismo para Campo Grande. Assim buscaremos mais corridas em nível nacional. Queremos fazer o esporte a motor mais forte”.
Os membros do CGA são: Prefeitura – Rodrigo Barbosa Terra, diretor-presidente da Funesp; Juliane Ferreira Salvadori, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e Eduardo Anderson Pereira, da Funesp; Federação e Confederação de Automobilismo – Wagner Coin e André Souza Azambuja; Federação e Confederação de Motociclismo – Firmo Henrique Alves e Rogélio Massud.
Conforme o calendário anunciado nesta quinta-feira (25), a primeira competição nacional será a Copa Truck, programada para o dia 11 de junho. Segundo a responsável, Vanda Camacho, serão seis etapas ao todo. “A Copa inicia em Goiânia e vem para Campo Grande, onde já teremos um campeão. É muito gratificante iniciar a Copa pelo Centro Oeste, que é um berço do automobilismo”. Depois, em julho, acontece a Fórmula VeeJúnior, e, no dia 08 de outubro, o Brasileiro de Motocross.