Capital terá ônibus com chuveiros para moradores de rua
Por André Farinha Publicado 18 de agosto de 2017 às 11:36

Será assinada na tarde desta sexta-feira (18), por volta das 14 horas, a Lei Municipal que cria o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento das Políticas Públicas para a População em Situação de Rua de Campo Grande. No mesmo ato, o prefeito Marquinhos Trad assina também o Termo de Cooperação e Parceria para a efetivação do projeto ‘Banho de Cidadania’.

Segundo as informações, o Comitê terá a participação de representantes do Poder Público, Sociedade Civil e instituições que trabalham com a população em situação de rua. Terá o dever de acompanhar e monitorar as políticas públicas voltadas a essa população que estão em estado de vulnerabilidade social, colocando em prática a normativa que desde 2009 regulamenta os comitês.

Já o ‘Banho de Cidadania’ nasceu da parceria entre a Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos, Coordenadoria de Proteção a População em Situação de Rua e Políticas Antidrogas, Consórcio Guaicurus e a Águas Guariroba. O projeto consiste na adaptação de um ônibus, que será equipado com chuveiros de água aquecida, vestiários, vaso sanitário, pia e kits de Higiene.

O ônibus atenderá diariamente a população em situação de rua, proporcionando condições para a higiene pessoal básica e atendimento de equipe multiprofissional com informações sobre demais serviços ofertados pela rede municipal tendo isso como um primeiro passo do processo de reintegração social.

A Solenidade de assinatura acontecerá às 14h, no auditório da esplanada dos ferroviários, na Avenida Calógeras com Avenida Mato Grosso. O evento é uma das ações em comemoração aos 118 anos de Campo Grande.