Campo Grande pode ter, em breve, a primeira indústria de veículos elétricos de Mato Grosso do Sul. A empresa Brave (Brasil Veículos Elétricos) está buscando formas para conseguir instalar a montadora na Capital, a meta é que seja entregue até o final deste ano, no que depender dos incentivos fiscais que receber do Governo e do financiamento ser aprovado. Caso obtenha o devido sucesso, a produção pode iniciar já no primeiro trimestre de 2018. A expectativa é que sejam fabricados de 100 a 200 veículos por mês, entre micro-ônibus, caminhão com capacidade de até 700 quilos e o BR Cross, que comporta até quatro pessoas.
Um dos empresários da Brave, Humberto Silva, explica que a intenção da empresa é trazer para Mato Grosso do Sul uma alternativa em soluções inovadoras e tecnológicas na área de mobilidade elétrica e energias renováveis. “A Brave produz esses veículos com tecnologia nacional, assim como a gestão de cargas das baterias, motores e tudo isso coordenado por esse grupo de inovação. Inclusive com garagens fotovoltaicas para carregar esses veículos elétricos, o que deixa o gasto com combustível até 8 vezes mais barato se comparado com o gasto com gasolina.”, explicou.
Os representantes da Brave estiveram reunidos na terça-feira (15), na Casa da Indústria, com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Longen, para tratar sobre a instalação da empresa na Capital. “Em um primeiro momento, a montadora de veículos elétricos se instalaria em Campo Grande e depois seria aberta uma filial na região de fronteira com o Paraguai para a produção de baterias, beneficiando-se do Programa Fomentar Fronteiras.”, detalhou Longen.
Na reunião, a Fiems assumiu o compromisso de ajudar o empreendimento, enquanto que a Comissão de Indústria e Comércio da Assembleia Legislativa vai colaborar para facilitar o acesso às ferramentas necessárias para a instalação da indústria, como, por exemplo, conseguir o financiamento via FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste), que tem uma linha de crédito específico para novas tecnologias.
(Com informações da assessoria de imprensa da Fiems)