Capital abrigará 770 atletas do JEMS para disputadas de futsal e handebol
Por André Farinha Publicado 4 de julho de 2017 às 16:42

Com a participação de 770 atletas, na faixa etária dos 12 aos 14 anos que representarão 57 equipes de futsal e 19 de handebol, a Capital do Estado se prepara para receber neste fim de semana os  representantes de 40 municípios do Estado, por ocasião da fase dos Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul (JEMS) que serão disputados no período de 7 a 14 do corrente mês.

De acordo com a Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), estão confirmados os representantes dos municípios de Água Clara, Alcinópolis, Amambai, Angélica, Aquidauana, Aral Moreira, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Deodápolis, Dourados, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Jardim, Juti, Maracaju, Naviraí, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Paranaíba, Paranhos, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Sonora, Três Lagoas e Vicentina.

Os vencedores ganham o direito de representar o Estado de Mato Grosso do Sul na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, que acontecerá em setembro, na cidade de Curitiba (PR).

A forma de disputa será definida no congresso técnico, que será realizado na sexta-feira (07), às 14h, no Rádio Clube Campo. Os jogos começam no sábado (08), a partir das 08 horas. As competições acontecerão nas quadras da AABB, ABC, Rádio Clube Campo, Sindicato dos Bancários, Unigran Capital e Uniderp Agrárias.

A Fundesporte está preparando uma grande festa para a solenidade de abertura dos JEMS, que acontecerá na sexta-feira (07), às 19h30, na quadra do Rádio Clube Campo. O evento contará com  desfiles de todas as delegações, apresentações culturais e show com o Grupo Trem Bão.

FUTSAL

Nessa modalidade, que terá a participação de 40 equipes, Campo Grande, cidade-sede, será representada por dois times. O torneio será dividido em 13 grupos, depois da fase classificatória, os melhores se enfrentarão no sistema “mata-mata” até o vencedor ser conhecido no dia 14.

No feminino, a briga será entre 17 times: Amambai, Aquidauana, Caarapó, Campo Grande (2), Corumbá, Costa Rica, Dourados, Iguatemi, Itaquiraí, Jardim, Juti, Maracaju, Naviraí, Ponta Porã, Rio Verde de Mato Grosso e Três Lagoas. Os competidores serão divididos em cinco grupos, os melhores da fase classificatória seguem para as eliminatórios, precisando vencer para continuar nos JEMS. As atuais campeãs, a Escola Guarani-Kaiwoá de Amambai, estão de volta para defender o título.

HANDEBOL

O time masculino da Escola Castelo Branco de Jardim é um dos 11 a disputar a medalha de ouro no handebol. O time retorna aos JEMS para tentar o bicampeonato. Os outros municípios participantes são: Água Clara, Aquidauana, Bela Vista, Campo Grande (2), Corumbá, Dourados, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas. As equipes serão agrupadas em três chaves para uma fase classificatória, com os melhores seguindo para o “mata-mata”.

No feminino, o time da Escola Licurgo de Oliveira, de Campo Grande, também tenta se manter no topo da modalidade. A equipe que ficou com o ouro da segunda divisão dos Jogos Escolares da Juventude e garantiu lugar na elite da modalidade este ano enfrenta outras sete na luta pelo bi: Aquidauana, Campo Grande (2), Corumbá, Dourados, Maracaju, Paranaíba e Três Lagoas.

“Estamos acertando os últimos detalhes para fazer um dos melhores JEMS já organizados. Quase mil pessoas formam as delegações de 40 municípios. Estamos felizes com a adesão e trabalhando para atender todos cada vez melhor. Queremos convidar a população para prestigiar nossos atletas nesta semana de jogos. Temos certeza de que teremos partidas de bom nível técnico”, disse o diretor-presidente da Fundesporte,  Marcelo Miranda.