Campo Grande terá, em breve, um ônibus adaptado para atender aos moradores de rua da cidade. A iniciativa, inédita no país, é fruto do trabalho da Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos, liderada por Ademar Vieira Júnior, o ‘Coringa’. Chamado de ‘Banho de Cidadania’, o projeto consiste em levar até a população de rua um ônibus com chuveiro de água aquecida, vestiário, sanitários e ainda fornecerá aos usuários kits para a higiene pessoal.
“O ônibus atenderá diariamente a população em situação de rua, proporcionando condições para a higiene pessoal básica e atendimento de equipe multiprofissional com informações sobre demais serviços ofertados pela rede municipal, tendo isso como um primeiro passo do processo de reintegração social”, destacou o Coringa, na sexta-feira (18), durante solenidade de assinatura do decreto de instituição do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento das Políticas Públicas Voltadas à População em Situação de Rua e do termo de cooperação para efetivação do Projeto Banho de Cidadania.
O projeto tem parceria da Prefeitura de Campo Grande, Secretaria Municipal de Governo, Subsecretaria dos Direitos Humanos, Àguas Guariroba, Consórcio Guaicurus e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Segundo as informações, o comitê terá a participação de representantes titulares e suplentes do Poder Público, Sociedade Civil e instituições que trabalham com a população em situação de rua. O grupo deverá acompanhar e monitorar as políticas públicas voltadas a essa população que estão em estado de vulnerabilidade social. Colocando em prática a normativa que desde 2009 que regulamenta os comitês.
Ao assinar o decreto, o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, destacou a importância do Comitê e do projeto Banho de Cidadania. “Este ônibus não será somente para o banho, mas vai resgatar a dignidade dos moradores de rua de nossa Capital. Este é um projeto que não atende uma região, mas todas as pessoas que moram nas ruas. Toda a cidade será agraciada por um projeto que contará com a ação de pessoas solidárias”, declarou.