Uma quadrilha de assaltantes especializada em roubo de caminhões e que agia através do chamado “golpe do frete”, foi desarticulada em ações de equipes do Batalhão de Choque – BPChoque – da Polícia Militar que teve a primeira parte concluída na madrugada desta sexta-feira (1º) com prisões e apreensões. Mais quadrilheiros estão sendo caçados e o líder do bando comandava as ações de dentro do presídio, em Campo Grande.
O bando está agindo há tempos em Campo Grande e cidades próximas, mas em pouco menos de uma semana, foram dois casos que por pouco não acabam em tragédia para as vítimas. Um dos casos apontado como o mais grave aconteceu em junho, quando o caminhoneiro José Aparecido dos Santos (50), foi jogado de seu caminhão em movimento durante assalto e morreu posteriormente na Santa Casa de Campo Grande.
O ataque mais recente aconteceu no dia foi na última terça-feira (29), quando os quadrilheiros chegaram ao ponto de depositar R$ 1,2 mil na conta da vítima como forma de dar credibilidade à proposta de frete para levar uma mudança de Campo Grande até Anápolis, em Goiás. Pai e filho combinaram encontro com os “clientes” na Avenida Marechal Deodoro, na saída para Sidrolândia. Com o encontro, dois homens entraram no caminhão para levar as vítimas até o local onde carregariam a mudança. No trajeto, outros dois comparsas entraram no caminhão e um deles que estava armado e anunciou o assalto.
As vítimas foram amarradas e deixadas em matagal próximo ao lixão no anel viário e os ladrões fugiram com o caminhão. No dia 23 passado, outro caminhoneiro foi amarrado e amordaçado em uma casa na Vila Nhá-Nhá, sendo resgatado após denúncia anônima. Os caminhões roubados foram levados para o Paraguai e vendidos com pagamento parte em dinheiro, mas grande parte em carregamentos de maconha. Os envolvidos ainda não tiveram nomes revelados.