Bombeiros são infectados durante treinamento em caverna de Brazlândia
Por Redação Publicado 9 de junho de 2017 às 16:45

Um grupo do Corpo de Bombeiros de Brasília está internado sob suspeita de ter contraído histoplasmose, infecção causada pela inalação de um fungo que é encontrado em fezes de pássaros e de morcegos. Na última semana eles participaram de um curso de sete dias de treinamento para o Curso de Tripulante Operacional (Cetop), realizado em uma fazenda próxima a Brazlândia.

Segundo o Corpo de Bombeiros, 13 membros da equipe deram entrada da madrugada desta sexta-feira (9) na rede hospitalar conveniada à corporação, 12 seguem internados com sintomas da doença, como dores de cabeça, febre persistente, fraqueza muscular, pouco apetite, dificuldade respiratória ao mínimo esforço, calafrios, tosse seca. Em casos graves, a infecção pode comprometer a capacidade do coração de bombear sangue e danificar os pulmões.

Em nota o comando do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal confirma a situação, mas destaca a atenção que está sendo dada ao caso com acompanhamento de todos os militares participantes do curso. O comando lembra que o curso faz parte do constante treinamento da tropa em razão da natureza das atividades do Corpo de Bombeiros, que inclui atividades de busca e resgate em locais inóspitos, faz-se necessária a adequada preparação dos militares para missões em locais ermos e cavernas, cujo treinamento ocorre por meio de cursos de especialização como o Curso de Tripulante Operacional.