Uma noite bem dormida tem grande relação com a qualidade de vida e a saúde do indivíduo. Mais do que uma necessidade de descanso para o corpo e a mente, o sono é um momento em que muitos processos metabólicos acontecem e é extremamente necessário para manter o equilíbrio do organismo, podendo, inclusive, diminuir as chances da pessoa desenvolver depressão.
Estudo realizado em Ohio, nos Estados Unidos, analisou mais de 10 mil pessoas e concluiu que aqueles que dormiam de seis a oito horas por noite apresentavam melhor qualidade de vida e níveis mais baixos de depressão quando comparados a pessoas que dormiam durante um período inferior a seis horas.
Outro estudo, realizado na Pensilvânia, apontou que pessoas que dormem pouco perdem sua mentalidade positiva, e esse é um agravante para a depressão.
Prestar atenção na qualidade do sono é, portanto, uma atitude importante para afastar a depressão e melhorar o bem-estar e, apesar de muitas pessoas sofrerem de problemas para dormir, existem alguns hábitos que podem ajudar:
Atente-se às suas atividades diárias
Dependendo da forma como você se comporta durante o dia, isso pode afetar o seu sono. Fazer exercícios, ter um horário certo para as refeições, limitar a ingestão de cafeína e evitar fumar são alguns hábitos que ajudam a pessoa a dormir melhor.
O lugar que você dorme faz diferença
Crie uma área confortável e tranquila e evite dormir em outros cômodos que não sejam o quarto. Evite ruídos da televisão, do celular, do rádio e do computador, mantenha o ambiente escuro e em uma temperatura agradável e tenha um bom colchão. Seja de molas ou de espuma, é importante que o seu colchão seja adequado ao seu tipo físico, pois ele oferecerá a sustentação necessária para o seu corpo e evitará pressões na coluna e em outras partes, garantindo que você consiga repousar melhor.
Siga uma rotina antes de deitar
É importante relaxar e preparar o corpo algum tempo antes de dormir. Tente adormecer e acordar no mesmo horário todos os dias, inclusive nos finais de semana, para condicionar seu organismo.
Se as preocupações e tarefas do dia seguinte sempre vierem à sua mente na hora de dormir, reserve um momento duas horas antes de deitar para organizar seus pensamentos. Permita-se refletir sobre o que te preocupa e, se quiser, escreva o que precisa resolver no dia seguinte. Quando deitar, evite pensar nesses assuntos.
Pouco antes de dormir, é recomendado evitar, também, atividades agitadas e estressantes e não comer alimentos pesados. Além disso, reserve pelo menos uma hora para relaxar antes de cair no sono. Ouvir uma música suave, ler um livro e evitar luzes fortes ajudam o corpo a repousar.
Caso seus problemas para dormir sejam persistentes, o indicado é que você procure a ajuda de um médico especialista.