O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai garantir uma linha de financiamento internacional de país a país que vai beneficiar a produção da indústria nacional de defesa, com prazos de pagamento de até 25 anos e 100% das exportações brasileiras.
O anúncio foi feito pela presidente do banco, Maria Sílvia Bastos Marques, em visita a LAAD – a maior e mais importante feira do setor de defesa na América Latina.
“Essa é uma exportação diferente das usuais porque é feita de país a país. O que o governo brasileiro está fazendo de forma coordenada, com os Ministérios da Fazenda, da Defesa, de Relações Exteriores e os todos demais órgãos envolvidos, é possibilitar competitividade internacional à nossa indústria”, afirmou.
Ainda segundo Maria Sílvia, os financiamentos poderão ter uma carência para pagamento de até cinco anos.
O ministro da Defesa, Raul Jungmann, disse que poderão ser financiados por países amigos equipamentos como o cargueiro KC-390 e o blindado Guarani, além de um submarino de propulsão diesel-elétrico.
Nessa terça-feira (4), Jungmann teve audiências com delegações do Zimbábue, Paraguai, Itália e Polônia, com o qual foi assinado um acordo de cooperação em defesa entre a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) e a contraparte polonesa.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Defesa