A edição 2017 da Black Friday Fronteira contará com 150 lojistas das cidades de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, no Paraguai. A ação promocional, uma das mais tradicionais e mais movimentadas da América do Sul, espera por um público de 100 mil pessoas durante os dias 7 a 10 de Setembro, no lado do país vizinho, e de 8 a 9 do mesmo mês na cidade sul-mato-grossense. A expectativa é que as vendas movimentem US$ 30 milhões.
O lançamento oficial da 6º Black Friday Fronteira aconteceu na última quinta-feira (17), na Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul (Fecomércio/MS). “É fundamental apoiar um evento como este. É um grande fluxo de caixa para que o comerciante programe seus estoques de fim de ano“, disse o vice-presidente da Fecomércio-MS, José Alcides. Na promoção, os produtos dos mais variados segmentos serão vendidos com descontos de até 50%.
Segundo o presidente do Sindicado do Comércio Varejista de Ponta Porã e da Associação Comercial e Empresarial da cidade, Amauri Ozório Nunes, explica que os turistas que devem passar pela fronteira no período movimentam desde a rede hoteleira a restaurantes e postos de combustível, além das vendas do comércio. Ele lembra que muitos paraguaios também aproveitam para ir às compras de eletrodomésticos, móveis e vestuário em Ponta Porã. “Hoje os paraguaios já representam de 40% a 50% dos clientes do comércio de Ponta Porã”.
No ano passado, a Black Friday Fronteira atingiu o segundo melhor resultado da série histórica e para este ano a tônica é o otimismo. “A expectativa é muito boa, com o dólar caindo, muitas empresas estão aderindo ao projeto, desde pequenas até as grandes e estamos controlando para que os descontos sejam reais”, destacou Alejandro Aranha, presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Turismo de Pedro Juan Caballero.