Após meses de rumores, a Samsung finalmente veio a público se manifestar sobre sua assistente virtual. Chamada Bixby, a inteligência artificial da empresa sul-coreana promete ir além do que fazem a Siri, da Apple, a Alexa, da Amazon, e a Assistant, do Google. E estará presente no Galaxy S8 e S8 Plus.
“A Samsung tem uma nova filosofia conceitual para o problema da interação virtual: em vez de os humanos aprenderem como a máquina interage com o mundo (um reflexo das habilidades dos designers), é a máquina que precisa aprender e se adaptar a nós.”
Na publicação em que anuncia oficialmente a assistente virtual, a companhia afirma que ela foi desenvolvida por “centenas de engenheiros”, e que tem três características que garantirão seu domínio sobre os concorrentes: plenitude, conhecimento do contexto, e tolerância cognitiva.
Abaixo, vamos explicar um pouco melhor cada um deles.
Plenitude
Quanto ao primeiro, a Samsung garante que a Bixby, ao receber acesso a algum aplicativo, poderá executar praticamente qualquer tarefa que essa aplicação possua. A companhia diz que as assistentes virtuais da concorrência só possuem suporte a algumas tarefas pré-selecionadas, o que confunde o usuário. A Bixby será mais completa.
Contexto
Sobre a consciência do contexto, a companhia afirma que a assistente poderá ser chamada a qualquer momento em um app ativado, e compreenderá todo o contexto e o estado dessa aplicação para permitir ao usuário interações muito mais precisas para o que ele necessita naquele momento.
Tolerância Cognitiva
Por fim, a tolerância cognitiva significa que “a Bixby será espera o bastante para entender comandos com informação incompleta e executar a tarefa exigida”. Ou seja, enquanto outras assistentes requerem comandos de voz exatos, a IA da Samsung terá capacidade de ajudar o usuário compreendendo um contexto, como os humanos fazem.
E o que significa isso?
‘ A Bixby será nosso primeiro passo em uma jornada para abrir completamente novos caminhos de interação com o seu telefone. No lançamento do Galaxy S8, um pacote de aplicações pré-instaladas será compatível com ela.
Esse pacote vai continuar a expandir com o tempo. Nosso plano é de eventualmente lançar uma ferramenta (em SDK) para permitir que outros desenvolvedores tornem seus apps e serviços compatíveis como a Bixby facilmente.’
O anúncio não mencionou nada sobre idiomas suportados desde o início, então ainda não temos confirmação do rumor de que a assistente vai entender oito línguas desde o lançamento.
Então, a Bixby presente no Galaxy S8, a ser revelado oficialmente no final de março, é apenas o começo de uma grande revolução em inteligência artificial. Aguardemos para ver o que o futuro reserva.
Fonte: Tudo Celular.