“Estamos flexibilizando ao recolhimento do ICMS para que os empresários que realizam compras em outros estados possam receber as mercadorias e passem a ter 15 dias para o efetuar o repasse dos tributos”. Esta foi a afirmação do governador Reinaldo Azambuja ao receber os representantes das federações representantes do segmento do setor produtivo e atender a uma antiga reivindicação destes que gostariam de deixar de recolher o ICMS noa entrada ou nas transportadoras.
“É uma antiga reivindicação que agora está sendo atendida pelo governador e que deverá facilitar a vida dos empresários neste momento de superação da crise que atingiu o país”, afirmou o presidente da Federação das Industrias Sérgio Longen que falou em nome dos empresários.
Segundo Longen trata-se de uma desburocratização que irá facilitar o fluxo de caixa para o setor produtivo . O Governador Reinaldo Azambuja disse que devem ser beneficiados com a medida 15 mil empresas da cadeia produtiva, mais 30 mil produtores rurais e mais 90 mil microempresários em todo o estado.
Na verdade trata-se de extensão do benefício de um regime especial para os empresários que passam a ter a possibilidade de receber as mercadorias realizarem o processamento delas e só depois efetuarem o recolhimento do imposto.