Bandeira tarifária ‘Vermelha’ fará conta de energia aumentar 5% em Agosto
Por André Farinha Publicado 28 de julho de 2017 às 19:00
Foto_ Divulgação

Conforme já esta esperado, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou, nesta sexta-feira (29), que a bandeira tarifária no mês de Agosto será da cor ‘Vermelha’, patamar 1. Na prática, a mudança impõe um acréscimo extra nas contas de energia elétrica de R$ 3 para cada 100 kWh de energia consumidos. A estimativa dos economistas é que, com a nova bandeira – até então estava em vigor a bandeira ‘Amarela’ – vai impactar um aumento de 5% nas contas dos consumidores.

Segundo a Aneel, “o fator que determinou o acionamento da bandeira vermelha no patamar 1 foi o aumento do custo de geração de energia elétrica.”, diz um trecho da nota emitida pela agência. A agência também orientou os consumidores a “intensificar o uso eficiente de energia elétrica e combater os desperdícios”, para minimizar os efeitos do aumento da taxa extra nas contas de luz.

Este será o terceiro mês este ano que a bandeira Vermelha é aplicada pela Aneel, os anteriores foram em Abril e Maio. A falta de chuvas reduziu o armazenamento dos reservatórios das hidrelétricas, que passam a produzir menos eletricidade. Para compensar a queda na produção das hidrelétricas, o Governo precisa acionar as termelétricas, que funcionam por meio da queima de combustíveis como óleo e gás natural. Quem paga por isso é o consumidor.