Banda do Exército oferece musicoterapia aos pacientes
Por Ariel Moreira Publicado 19 de abril de 2017 às 17:09

Na manhã dessa terça-feira (18), músicos integrantes da Banda de Fanfarra do 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado de Ponta Porã se apresentaram no Hospital Regional Dr. José de Simone Netto (Hospital Regional de Ponta Porã). A apresentação faz parte de um projeto de musicoterapia que integra a Semana do Exército Brasileiro em todo país. A atividade musical que é uma parceria entre alegria e aconchego aos pacientes internados e seus acompanhantes e o grupo de músicos visitou todas as enfermarias e o Pronto Socorro.

“Esse projeto é executado em várias cidades do Brasil onde visitamos não só hospitais, mas também escolas e outras instituições e o objetivo principal é levar alegria e conforto. Qualquer felicidade que uma pessoa venha a ter em um ambiente hospitalar é especial, e para nós oferecer esse tipo de atividade humanizada é também promover uma grande integração com outras instituições, mostrando mais ainda os nossos serviços”, disse o oficial de comunicação, Major Darwin Wallace Cristino, que na ocasião representou o tenente-coronel de Cavalaria Abelardo Prisco de Souza Neto.

Os instrumentos tocados foram selecionados de acordo com as regras do Hospital justamente para não causar incômodo aos pacientes. O som do violão, sax e clarinetes deram um tom da apresentação. O regente da banda, Tenente Péricles, explica que a fanfarra tem uma representatividade muito grande junto às forças do Exército, e que a função deles é justamente oferecer entusiasmo através da música. “Este projeto é muito especial, porque nos aproxima muito das pessoas, é um momento em que nós nos colocamos muito no lugar e situação do outro”.

A dona de casa Maria das Graças de Souza Lunas, de 51 anos, moradora de Tacuru, está internada em um dos leitos da ortopedia, devido a uma hérnia, e ficou bastante emocionada. “Desde que fui internada, percebi que estou bastante ansiosa querendo voltar logo para casa e para minha família, e ouvir essas canções me deixou mais calma, sem contar que eu fiquei muito feliz vendo o Exército fazendo esse tipo de atividade aqui no Hospital, que eles voltem sempre”, conta.

Música e saúde

É sabido que a arte e a música em ambientes hospitalares contribuem favoravelmente no tratamento dos pacientes. E essa parceria entre as entidades fortalece ainda mais os programas de humanização que têm sido implantados no Hospital Regional. A diretora de enfermagem, Giulia Stefanie Abreu Brey, disse que o projeto vai ao encontro do objetivo da nova gestão do Hospital, que é zelar pela qualidade no atendimento e estadia dos pacientes.

“Passar por essa experiência dentro de um hospital me tocou profundamente. Estou aqui há mais de três meses e não esperara ouvir música ao vivo. Fiquei muito feliz e agradecido porque essas canções me deram forças para continuar minha luta”, completou Leonardo Torales de 53 anos, paciente da Clínica Médica e morador em Ponta Porã.

Fonte: O Progresso