Avião com 500 quilos de cocaína é interceptado pela FAB em Goiás
Por Redação Publicado 26 de junho de 2017 às 05:41

 Agência Brasil

Um avião bimotor com cerca de 500 quilos de cocaína foi interceptado neste domingo (25) no interior de Goiás, por um avião A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB). O A-29 responsável pela interceptação integra o Esquadrão Flecha, da Base Aérea de Campo Grande, de onde decolou às 13h. A ação faz parte da Operação Ostium para coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto a FAB, a Polícia Federal e órgãos de segurança pública. Segundo nota divulgada pela Aeronáutica, o avião decolou da Fazenda Itamarati Norte, no município de Campo Novo do Parecis com destino a Santo Antônio Leverger, em Mato Grosso, cidade nas proximidades de Cuiabá. O piloto do caça da FAB comandou a mudança de rota e o pouso obrigatório no aeródromo de Aragarças, em Goiás.

Ocupantes abandonaram aeronave com a carga milionária de cocaína.

Inicialmente, o piloto da aeronave interceptada seguiu as instruções da defesa aérea, mas ao invés de pousar no aeródromo indicado, arremeteu. O piloto da FAB novamente comandou a mudança de rota e solicitou o pouso, porém o piloto não respondeu, sendo classificado como hostil. O A-29 da FAB executou um tiro de aviso para forçar o piloto da aeronave interceptada a cumprir as determinações da Defesa Aérea, e voltou a comandar o pouso obrigatório. O bimotor novamente não respondeu e pousou na zona rural do município de Jussara, interior de Goiás.

Um helicóptero da Polícia Militar de Goiás foi acionado e fez buscas no local. A aeronave matrícula (prefixo) PT-IIJ, será removida nesta segunda-feira para o quartel da Polícia Militar de Goiás em Jussara. A droga apreendida será encaminhada para a Polícia Federal em Goiânia não sendo informado o modelo e a matrícula (prefixo) da aeronave. Equipes da Polícia Federal estão na cidade e fazem buscas na região com apoio da Polícia Militar tentando localizar o piloto e eventuais acompanhantes.

Fotos:PM/GO