Avaí e São Paulo empatam; resultado é ruim para os dois times
Por André Farinha Publicado 20 de agosto de 2017 às 21:33
Foto: Globoesporte.com

Confiante, o juiz apita e aponta para a marca do pênalti. Em passos lentos vai caminhando até o cal com o braço firme e indicando a marcação. Os jogadores, incrédulos com o acontecido, cercam o amarelinho em protesto. Mas o árbitro não volta atrás; sinaliza ‘não’ com os dedos uma, duas vezes para os atletas do time que cometeu a inflação. Teríamos mesmo um ‘penal’. Aos 22 do segundo tempo, o lance poderia abrir o marcador e dar outro ritmo para a peleja. Naquela altura, o empate sem gols não servia para nenhuma das duas equipes que entraram em campo visando deixar a zona de rebaixamento. O batedor então se posiciona e converte. É gol.

Passam-se exatos dez minutos, e outra vez o juizão se faz presente dentro de campo. Atento à movimentação na grande área, ele vê quando a bola é desviada com a mão pelo jogador, é pênalti. Novamente ele repete a sinalização anterior, refaz os passos lentos com o braço firme e o dedo apontando para a marcação. Com o placar de 1 a 0 para o Avaí, o clube catarinense ainda se mantinha na zona de rebaixamento, mas poucos pontos de distância do ‘livramento’. O São Paulo, com a derrota, se afundava ainda mais na competição. Eram 32 minutos do segundo tempo, o jogador se posiciona e bate, no canto. O arqueiro ainda sente a redonda nos seus dedos, mas não evita o tento do adversário. É gol, o segundo do jogo, o gol do empate.

Avaí e São Paulo empataram em 1 a 1, na tarde deste domingo (20), em partida válida pela 21° rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado não foi bom para nenhuma das duas equipes, que lutam para não serem rebaixadas para a segunda divisão. Jogando em casa, os catarinenses até conseguiram criar boas jogadas, mas o equilíbrio marcou o primeiro tempo do jogo. Foram 11 finalizações, seis para o São Paulo e cinco para o Avaí.

Os donos da casa deixaram de marcar por duas vezes, a primeira após falha do goleiro são-paulino, Sidão, que ao repor a bola para o centro de campo acabou dando de presente para Judson, do Avaí, que chutou forte, por cima do gol. A segunda foi em cobrança de escanteio, o vento, bem forte no estádio, provocou um efeito na bola, enganando todo mundo e saindo ao lado da trave oposta.

O equilíbrio entre as duas equipes se manteve no segundo tempo. Logo no inicio chances para os dois lados. O São Paulo poderia ter feito o primeiro aos 11 minutos, após cruzamento de Edimar e cabeçada de Hernanes, no ângulo, exigindo uma excelente defesa do goleiro adversário.

O primeiro pênalti aconteceu aos 22, após Edimar derrubar Willians na pequena área. Júnior Dutra bateu firme e fez. Aos 32, pênalti para o São Paulo. Hernanes cobrou escanteio e Pedro Castro desviou com a mão. Hernanes deixou tudo igual. Nos minutos finais, mais uma boa chance para os visitantes. Hernanes cobrou uma falta muito bem, mas o goleiro Douglas defendeu, de mão trocada. Foi só.

Com o resultado, o São Paulo soma 23 pontos e aparece na 17º colocação. Já o Avaí, com 22 pontos, ocupa a 19º posição. Na próxima rodada, o São Paulo faz o clássico contra o Palmeiras, fora de casa, no domingo (27). O Avaí também tem um clássico, contra a Chapecoense, no mesmo domingo, em casa.