09:12
Resumo dos fatos:
- Um Airbus A320 da empresa aérea Germanwings caiu nos Alpes franceses com 150 pessoas a bordo.
- A aeronave seguia de Barcelona, na Espanha rumo a Dusseldorf, na Alemanha, com 144 passageiros e 6 tripulantes.
- A Germanwings é uma empresa de baixo custo pertencente à Lufthansa.
- Falando em rede nacional de TV, o presidente da França, François Hollande, disse que se tratava de uma “tragédia” e expressou solidariedade às vítimas e seus parentes. O presidente disse ainda que acredita não haver sobreviventes no desastre.
- Segundo Hollande, o acidente ocorreu “numa região de difícil acesso” e acrescentou que serão utilizados todos os recursos disponíveis na operação de busca e também na investigação das causas do desastre.
15:56
Até hoje, a Germanwings não havia registrado nenhum acidente fatal desde que foi fundada em 2002, segundo a agência de notícias Associated Press.
A revista alemã Der Spiegel informa apenas de um único incidente envolvendo a companhia, em 2010. Dois pilotos quase desmaiaram quando pousavam em Colônia. Segundo a revista, o ar da cabine estaria contaminado.
15:50
‘Atípico’
O especialista em aviação Steven Wright afirmou à BBC Radio 4 que, além de examinarem os registros de voo, os investigadores precisarão analisar o histórico de manutenção da aeronave.
“Para um avião perder 32 mil pés em oito minutos é realmente, realmente atípico”, disse ele.
Cantor de ópera a bordo
Um teatro de ópera em Dusseldorf informou que o baixo-barítono Oleg Bryjak está entre as 150 pessoas mortas no acidente envolvendo um avião da companhia aérea de baixo custo Germanwings nos Alpes franceses nesta terça-feira.
A Deutsche Oper am Rhein afirmou que Brykaj estava retornando de Barcelona, onde ele havia cantado no Gran Teatre del Liceu.
O diretor do teatro Christoph Meyer disse: “Nós perdemos um grande artista e uma grande pessoa em Oleg Bryjak. Estamos aturdidos”.
15:26
‘Dias para recuperar os corpos’
A polícia disse que levará dias para recuperar os corpos das vítimas do voo da Germanwings que caiu nesta terça-feira nos Alpes franceses devido ao terreno montanhoso. A companhia aérea está providenciando transporte para os amigos e familiares que queiram visitar o local do acidente.
15:20
Heike Birlenbach, vice-presidente para a Europa da Lufthansa, dona da companhia aérea de baixo custo Germanwings, afirmou em entrevista coletiva a jornalistas que a empresa está trabalhando com a suspeita de que a queda do avião foi um acidente.
A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou que França, Espanha e Alemanha estão mergulhados em “profunda tristeza”. Segundo Merkel, dois integrantes de seu gabinete viajaram ao local do acidente e ela própria acompanhará o trabalho das equipes de resgatein loco na quarta-feira.
15:06
Liana Aguiar, De Barcelona para a BBC Brasil
Parentes de passageiros que estavam a bordo do Airbus que caiu hoje nos Alpes franceses chegam ao aeroporto de Barcelona, na Espanha, de onde o voo partiu rumo à Alemanha.
Um grande número de jornalistas também já se encontra no local.
14:36
Destroços do avião foram localizados por um helicóptero, mas não há uma estrada de acesso para o local.
14:16
Liana Aguiar, De Barcelona para a BBC Brasil
No Aeroporto de Barcelona-El Prat, familiares das vítimas estão recebendo assistência psicológica e médica.
A polícia catalã já coletou suas amostras de DNA.
Veículos de comunicação locais e internacionais se aglomeram no Terminal 2 do aeroporto, à espera da saída dos familiares e do pronunciamento de autoridades.
A vice-presidente da Lufthansa concederá uma entrevista coletiva ainda hoje.
14:15
O presidente francês, François Hollande, o primeiro-ministro francês, Manuel Valls, o rei espanhol Felipe e sua mulher, a rainha Letizia, participaram de uma reunião emergencial no Ministério do Interior da França, em Paris, por conta da queda do avião da Germanwings.
13:57
O ministro do Interior da França acaba de informar que uma das caixas-pretas do avião da Germanwings que caiu nos Alpes franceses foi recuperada.
FONTE LINK:
Autoridades encontram caixa-preta de Airbus acidentado