A Administração Geral de Supervisão de Qualidade, Inspeção e Quarentena (AQSIQ) do Governo Chinês publicou hoje a habilitação de duas nova plantas produtoras de aves e outras duas do setor de suínos do Brasil
Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), as novas unidades habilitadas para embarques de aves são de Goiás e do Paraná. Já as duas habilitações para suínos estão localizadas no estado de Santa Catarina.
As novas unidades se somarão às 29 plantas frigoríficas exportadoras de carne de frango e 6 de carne suína atualmente autorizadas a embarcar produtos para o mercado chinês.
Conforme o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra, as novas habilitações são resultado direto da atuação da associação e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), junto às autoridades chinesas.
“Estamos neste trabalho há tempo. A forte negociação da Ministra Kátia Abreu e da equipe do ministério tornaram mais rápida a conclusão deste processo. Com isto, estamos convictos de que, em breve, teremos o anúncio de outras habilitações”, destaca Turra.
De acordo com números da ABPA, para a China foram embarcadas 253,5 mil toneladas de carne de frango em 2015, saldo 34% superior ao registrado no ano anterior. Somente no mês de outubro foram exportadas 20,3 mil toneladas, número equivalente ao embarcado no mesmo mês de 2014. Já de carne suína foram exportadas até outubro 3 mil toneladas, volume 278% maior em relação ao mesmo período do ano passado.
Fonte: Portal do Agronegócios