Campo Grande (MS) – Representantes de entidades ligadas ao artesanato em Mato Grosso do Sul estiveram nessa segunda feira (23) com o secretário de cultura, turismo, empreendedorismo e inovação, Athayde Nery, e com a secretária adjunta Andréa Freire, fazendo a entrega de um documento que reúne as demandas do setor, elaborado a partir de uma reunião realizada no dia 18 de janeiro com representantes da Artems, Fenarte, Proarte, Uniarte e Sinart.
No documento as artesãs pontuam as necessidades para a realização de eventos, participação em feiras, divulgação e comercialização visando o fortalecimento do segmento. A presidente da Federação dos artesãos de Mato Grosso do Sul, Beatriz Soares, propôs a realização da primeira Feira Estadual de Artesanato do Estado, que reuniria artesãos dos 79 municípios. Uma reivindicação considerada importante para o fortalecimento do artesanato estadual , segundo os presentes a reunião, é a recuperação da Casa do Artesão, localizada na região central de Campo Grande, bem como a melhoria no atendimento ao cliente. A secretária adjunta, Andréa Freire, apresentou a possibilidade de parcerias com as universidades. “Dessa forma seria possível melhorar a qualidade desse atendimento e ao mesmo tempo dar vivência profissional a esse pessoal que está em formação”.
As representantes das entidades também ressaltaram a importância da qualificação de pessoas para a elaboração de projetos que possam ser apresentados ao FIC – MS. Para eles, somente dessa forma será possível a apresentação de projetos com reais chances de seleção.
O secretário Athayde Nery ouviu as solicitações e mostrou disposição em buscar soluções para os problemas apresentados. “Nós queremos nos aproximar verdadeiramente dos artesãos do estado e fazer desse prédio onde estamos instalados a casa de todos vocês. Vamos trabalhar intensamente pela consolidação do nosso artesanato”, finalizou.
Tânia Sother – Assessora de Comunicação SECTEI
FONTE LINK:
Associações do artesanato de MS apresentam suas demandas à SECTEI