
A nova diretoria-executiva e conselheiros da Associação Luso-Brasileira de Campo Grande tomaram posse no último sábado (10), em cerimônia festiva no Clube Estoril, dando início a gestão 2017-2019. O ato aconteceu juntamente com as comemorações alusivas ao Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas (anualmente no dia 10 de Junho) e contou com a participação do cônsul honorário de Portugal em Campo Grande, Fernando Santos Gonçalves, do deputado estadual Paulo Siufi (PMDB) e do secretário de Estado de Cultura e Cidadania, Athayde Nery.
Os conselheiros eleitos assinaram o documento da posse e fizeram juramento. Todos receberam um pin com as bandeiras do Brasil e de Portugal, as mulheres ainda foram presenteadas com flores. Veja como ficam o conselho de sócios remidos clicando aqui e o conselho fiscal clicando aqui.
O novo presidente da entidade, Horácio Pereira, disse em seu discurso que a sua gestão primará pelo profissionalismo e que a inovação será a marca de seu mandato. “A proposta de trabalho é fazer coisas novas, que não foram praticadas no passado, e com isso trazer as pessoas de volta ao Clube. Penso que muita gente está afastada por diversos motivos, talvez por falta de atrativos, e estas inovações visam atrações novas, nova forma de lazer, nova forma de cultura, nova forma de fazer as coisas”, disse.
O ex-presidente Fernando Gonçalves se despediu agradecendo pelo apoio ao longo dos últimos quatro anos em que esteve à frente da Associação. “Saímos com o dever cumprido. Vem uma diretoria nova agora, com um grupo mais jovem para que toquem isto. Fui para o conselho fiscal para ‘dar uma mão’ e continuar levando a Associação para frente. Começamos o Clube Estoril em 1988 e hoje temos um dos melhores espaços do Estado” discursou.
O ex-diretor do Clube Estoril, Pedrinho, disse que o próximo presidente tem capacidade para desenvolver uma boa administração. “Hoje estamos terminando nosso ciclo de dois anos. Conseguimos muitas melhorias para o associado. Acredito que a diretoria futura, com o Horácio, será muito boa porque ele tem uma visão empresarial. Com o Éder junto, como diretor, vai dar uma diretoria pró-ativa para o associado”.
O novo diretor do Clube Estoril, Eder Pereira Mendes, comentou que a meta da nova gestão é fazer o clube ser novamente movimentado pelos sócios. “Eu espero que a gente possa voltar àqueles tempos com mais eventos, mais presença dos sócios, mais atividades esportivas, mais atividades culturais”, disse.
Homenagens
Durante o evento, a Associação entregou dois títulos de sócios-honorários em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo pároco da Paróquia São Sebastião, Marcelo Tenório, e ao maestro Luiz Quirino, que há anos participam de eventos como a missa de Fátima e cantata natalina. “Recebo com imensa alegria, primeiro porque nós realmente somos muito amigos deste Clube e, segundo, pela nossa unidade com a pátria portuguesa, então é uma alegria dupla, graças a Deus”, disse Tenório.
O deputado estadual Paulo Siufi entregou uma Moção de Congratulação ao ex-presidente Gonçalves. Na oportunidade, o parlamentar também contou que foi aprovado o projeto de resolução de sua autoria que cria a Comenda e o Diploma de Honra ao Mérito Legislativo em homenagem à Colônia Portuguesa em Mato Grosso do Sul. As honrarias deverão ser entregues às personalidades da Comunidade Portuguesa, anualmente, no dia 10 de junho.
Fernando Gonsalves também leu a mensagem enviada pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, que falou sobre as próximas eleições de Portugal. “As próximas eleições em Portugal passarão a ser digitais, com terminais eletrônicos também enviados para o consulado honorário de Campo Grande, que deverá ser o primeiro a receber. Dessa forma, os cidadãos portugueses residentes em nossa região poderão exercer o direito de escolher seus representantes logo aqui em nossa sede, evitando deslocamentos maiores”, diz um trecho da mensagem.