‘Assim que acordou, Gloria Pires mandou memes para a gente’, conta Xexéo
Por Redação Publicado 1 de março de 2016 às 11:42

Entre o lacônico “bacana” e o verdadeiro “não sou capaz de opinar”, há Gloria Pires. A despeito dos prêmios distribuídos no Oscar, a atriz garimpou espaço nas redes sociais numa noite que parecia ter sido concebida tão somente para conduzir Leonardo DiCaprio ao olimpo. Os fãs, ao menos, deviam pensar assim. Enquanto ele aguardava sentadinho e sorridente o prêmio de melhor ator, inédito na carreira, a veterana se arriscava pela primeira vez como comentarista. Nos poucos segundos em que lhe exigiram verbo, foi sucinta. A internet, ávida por memes, não perdoou. Suas poucas palavras foram interpretadas como desinteresse. Disseram que, do outro lado da tela, ela parecia ter incorporado a vilã Beatriz, de “Babilônia” (2015), com o bordão “não estou disposta”. Não estava mesmo?
— Gloria estava superanimada — responde Artur Xexéo, que participou da transmissão ao lado da atriz e da jornalista Maria Beltrão: — Há muita coisa equivocada nas reações das redes sociais. Muita gente dizendo que ela parecia estar lá obrigada. Não foi isso. Quando o programa acabou, ela falou: “Nunca me diverti tanto na minha vida”. Juro por Deus. Foi muito bom. Ninguém esperava que ela fosse ditar regras sobre os filmes ou estilos de direção, ela se comportou como se estivesse em casa assistindo com os amigos.

O jornalista, de olho no Twitter, viu em tempo real as críticas em torno da transmissão e da convidada especial, mas não quis fazer alarde. “Ia nos desestruturar ali”, justifica. A cerimônia atravessou a madrugada, sendo esticada pela zoação típica da web. Diante da comoção, Gloria preferiu se manifestar por sua rede social, no começo da tarde de ontem. Em vídeo, ressaltou ter se surpreendido com a proporção dos seus comentários. “Muitos disseram que não tinha visto nada. Claro que vi a maioria dos filmes… Não vi os curtas e as animações”, disse, tranquilamente. O marido, Orlando Moraes, e a filha Cleo Pires se manifestaram em apoio à atriz, reforçando a honestidade com a qual encarou o desafio. Apesar de opiniões desfavoráveis, ela se divertiu com as brincadeiras.

— Ela reagiu com humor. Temos um WhatsApp da produção. Assim que Gloria acordou, mandou memes para a gente. As críticas mais severas foram injustas. Talvez, por ser a primeira vez, ela tenha interferido pouco. Ela disse que não viu os curtas de animação… Também não vi. Se Maria me perguntasse, daria outra resposta, falaria outra coisa. Ela foi sincera. É uma posição difícil. Se você não domina, pode dançar — conclui Xexéo.

Contrariando a fama de desinformada, Gloria foi certeira ao apostar em “Spotlight” como o ganhador da festa. Não previu, porém, que ofuscaria a vitória nas redes. Foi mesmo um Oscar de pequenas surpresas.

No dicionário, a palava diva significa “mulher brilhante, incomum’’. Gloria Pires é isso e muito mais. Já a entrevistei algumas vezes e Gloria não é de muitos sorrisos gratuitos, frases polêmicas. É discreta, elegante e parece responder às perguntas como se estivesse falando com qualquer pessoa conhecida, de maneira simples e direta. É sincera em suas colocações, não tenta parecer mais inteligente do que é e não se furta em responder qualquer pergunta. Na transmissão do Oscar, domingo, ela não foi muito diferente disso. Com a espontaneidade de sempre, soltou um “não sou capaz de opinar’’ quando Maria Beltrão questionou sobre Lady Gaga. Depois, quando a jornalista pediu a opinião de Gloria sobre o Oscar de “O filho de Saul’’, a atriz foi autêntica de novo: disse que não assistiu. Gloria também respondeu várias vezes “eu curti’’, “incrível’’. Apesar de ser atriz — e uma das melhores do país! — ela não tem obrigação de ter opinião sobre tudo, ter visto ou lido tudo. Quantas vezes nos perguntam algo e respondemos e-xa-ta-men-te do mesmo jeito. O erro de Gloria foi não ter declinado do convite, alegando não ser expert no assunto. Mas acredito que ela chegou no patamar de quem pode tudo. Até pagar um mico de vez em quando.

Fonte: Extra