Assaltante morto em tiroteio com Bope/MT era político na Bahia
Por Redação Publicado 16 de maio de 2017 às 11:37

O assaltante morto na tarde de segunda-feira (15), na região do Xingu em Mato Grosso, em confronto com o BOPE daquele estado após execução do tenente PM Carlos Henrique Scheifer, no sábado (13), foi identificado nesta terça-feira (16) e constatado se tratar de político na Bahia. O criminoso foi identificado como Eronildes Alves de Souza (47), conhecido como “Galego do Santa Luzia”, apelido usado em campanha de candidato a vereador pelo PMDB do município de Utinga, na Bahia, em 2008. Segundo a polícia, Eronildes foi baleado em novo confronto, ocorrido em mata fechada, a cerca de 140 km de Peixoto de Azevedo (691 km ao norte de Cuiabá), na tarde de segunda-feira.

Além de Eronildes, natural da Bahia, morreu no primeiro confronto, no final de semana, Marconi Sousa dos Santos (34), que tinha mandado de prisão em aberto por roubo, também no estado da Bahia. Além da morte, o primeiro confronto resultou ainda nas prisões de Edmundo Sousa dos Santos (31), Agnailto Sousa dos Santos (46), ambos irmãos de Marconi e Jeferson Lopes dos Reis, de 19 anos.

Operações do grupo de elite da PM buscavam impedir grupo de criminosos de praticar assaltos na modalidade “novo cangaço” em agências bancárias na região. O Bope foi acionado após denúncia de que um bando planejava os crimes naquela região. Os criminosos se embrenharam em mata fechada e houve confronto.

O tenente Scheifer comandava equipe do Bope, às margens da rodovia MT-080, no distrito de União do Norte, em Peixoto de Azevedo, quando foi atingido por um disparo de arma de grosso calibre que destruiu a arma que ele empunhava, perfurou o colete balístico e o atingiu na barriga. O oficial chegou a ser socorrido para um hospital em Matupá, mas não resistiu. A polícia continua na região na caçada aos demais quadrilheiros e não há previsão de encerramento.