Arquitetos e urbanistas já podem inscrever chapas para as eleições do CAU
Por André Farinha Publicado 16 de agosto de 2017 às 13:00

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) realiza, no dia 31 de Outubro, eleições para novos conselheiros da entidade. Para os profissionais interessados em concorrer, o prazo para inscrições das chapas começou na segunda-feira (14) e termina no dia 08 de Setembro. Para Mato Grosso do Sul são nove vagas para conselheiros titulares e outras nove para suplentes.

Segundo as informações, cada chapa deverá conter um candidato a conselheiro titular e um candidato a conselheiro suplente do CAU/BR e mais um candidato para cada vaga de conselheiro titular do seu CAU/UF, com a indicação dos respectivos suplentes. Os eleitos cumprirão mandato de 2018 a 2020.

Todos os candidatos devem possuir registro definitivo ou provisório, ativo, no CAU de sua residência; estar adimplentes com o Conselho; não estar cumprindo sanção por falta ético-disciplinar, por infração relacionada com o exercício do mandato ou da profissão; e não estar cumprindo pena ou sanção imposta por condenação judicial ou pelos tribunais de contas de acordo com a Lei da Ficha Limpa, além de outros requisitos impostos pelo Regulamento Eleitoral.

Quanto a participação no pleito, o CAU cita que o voto é obrigatório para todos os arquitetos e urbanistas com registro ativo (provisório ou definitivo) e adimplentes com as anuidades até 15 de outubro de 2017. O voto é facultativo apenas àqueles com 70 anos de idade ou mais. A votação será realizada exclusivamente via internet, através do ambiente de votação do Sistema Eleitoral Nacional (SiEN).

O resultado preliminar da votação será publicado nos sites do CAU/BR e dos CAU/UF no dia 1° de Novembro. O resultado final será publicado no dia 11 de Dezembro. Os profissionais que não votarem e não justificarem a falta à votação até dia 31 de Dezembro estarão sujeitos a multa equivalente a 5% do valor da anuidade prevista pelo art. 42 da Lei n° 12.378/2010.