Por Rosângela Roms
A empresa norte-americana Apple anunciou segunda-feira que vai investir € 1700000000 para dois centros de dados na Irlanda e na Dinamarca, para alimentar os seus serviços on-line, um projeto apresentado como o maior grupo na Europa .
Os dois centros de dados, que deve começar a operar em 2017, serão 166 mil metros quadrados cada, e será alimentado por energia “100% renovável”, o comunicado do grupo.
“Este novo investimento significativo é o maior projeto na Europa até à data,” disse o CEO do grupo, Tim Cook, no comunicado.
Estas instalações serão localizadas em Athenry, County Galway noroeste da Irlanda, e Viborg, Jultand na região central, na Dinamarca. Eles devem alimentar os serviços online como o iTunes Store, App Store, iMessage, Mapas e Siri para os consumidores europeus.
A Apple garante que esses centros de dados só funcionará com energia renovável, e terá “impacto ambiental mais moderada de todos os centros de dados da Apple.” A empresa da Califórnia planeja trabalhar com parceiros locais para desenvolver novas fontes de energia, especialmente a partir de energia eólica.
O grupo possui 18.300 funcionários em 19 países europeus, dos quais 2.000 foram contratados nos últimos doze meses. Ele disse que passou 7800 milhões dólares de empresas e fornecedores da Europa em 2014.
Em janeiro, a Apple informou recorde de vendas de seu principal produto, o iPhone, o que lhe permitiu gravar um lucro trimestral histórico de mais de US $ 18 bilhões.
FONTE/CRÉDITO:
FONTE LINK:
Apple vai investir fortemente na Irlanda e Dinamarca