A Apple se juntou às empresas autorizadas a testar carros sem motorista na Califórnia, segundo uma lista atualizada divulgada ontem (14) pelas autoridades.
Até agora não há nenhuma confirmação de que a empresa trabalha no projeto de um automóvel, A Apple deu poucas amostras de sua ambição com este tipo de veículo. Seu presidente, Tim Cook, forneceu pistas sobre os planos, mas a companhia se recusou a comentar o assunto.
No fim do ano passado, a Apple revelou em uma carta às autoridades que está investindo muito em veículos autônomos e solicitou uma permissão para desenvolvê-los.
A empresa enviou esta carta porque “está investindo muito em aprendizagem automática [machine learning] e sistemas autônomos”, disse à AFP um porta-voz da Apple.
A ideia da empresa é focar em programas de informática para os veículos e confiar a seus sócios sua fabricação.
‘Corrida’ pelo pioneirismo
Várias companhias estão desenvolvendo veículos autônomos e espera-se que alguns modelos cheguem ao mercado em 2020.
Entre essas empresas estão fabricantes de automóveis como General Motors, Ford, Nissan, Mercedes-Benz e Toyota, além de empresas de tecnologia como Uber e Alphabet (dona do Google).
As duas últimas, aliás, brigam na Justiça. A Alphabet acusa um funcionário do Uber de roubar dados sigilosos do seu sistema de carros autônomos. O Uber nega.
A start-up americana foi a primeira a oferecer carros autônomos ao público, utilizando uma pequena frota em Pittsburgh, em Tempe (Arizona) e em São Francisco. Trata-se de carros comuns, que já possuem tecnologia semiautônoma, adaptados pelo Uber.
O serviço foi interrompido temporariamente depois que um dos carros tombou, sem deixar feridos.
Fonte: Enfoco Notícias