Após julgamento, Renan diz que Senado aplaude decisão ‘patriótica’ do STF
Por Redação Publicado 8 de dezembro de 2016 às 10:11

Presidente da Casa divulgou nota na qual elogiou Supremo por ter rejeitado afastá-lo do comando do Senado.

O Presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), divulgou uma nota nesta quarta-feira (7) após o Supremo tribunal Federal rejeitar o afastamento dele do comando da Casa. Na nota, o peemedebista disse que o Senado aplaude a decisão “patriótica” da Corte.
“É com humildade que o Senado Federal recebe e aplaude a patriótica decisão do Supremo Tribunal Federal. A confiança na Justiça Brasileira e na separação dos poderes continua inabalada”, diz a nota.

“O que passou não volta mais. Ultrapassamos, todos nós, Legislativo, Executivo e Judiciário, outra etapa da democracia com equilíbrio, responsabilidade e determinação para conquista de melhores dias para sociedade brasileira”, acrescenta.

O julgamento

Por seis votos a três, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou afastar Renan da presidência do Senado, mas proibiu o senador de ocupar a Presidência da República em caso de ausência de Michel Temer – Renan é o segundo na linha sucessória; o primeiro é o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Os seis ministros que votaram pela manutenção de Renan na presidência do Senado derrubaram a decisão liminar (provisória) do relator do caso, Marco Aurélio Mello, proferida na última segunda-feira (5).

Na liminar, o ministro havia determinado o afastamento de Renan Calheiros, ordem que não foi cumprida pela Mesa do Senado. O efeito da liminar perdurou até o julgamento do caso pelo plenário. Mesmo assim, Renan Calheiros acompanhou a sessão do Supremo do gabinete da presidência do Senado.

Fonte: G1