Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande realizaram na manhã desta quarta-feira (11), Sessão Solene em comemoração ao aniversário de nascimento do “Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon – Patrono das Comunicações” e também em comemoração da 1º Operação realizada pelo Projeto Rondon.
A solenidade, instituída por meio da Resolução nº. 1.284/18 foi promovida em parceria com a presidente do Instituto Estadual dos Rondonistas de Mato Grosso do Sul – Projeto Rondon/MS, Marilena Dias Barreto dos Reis.
Para a presidente do Instituto Estadual dos Rondonistas de Mato Grosso do Sul – Projeto Rondon/MS, Marilena Dias Barreto dos Reis, reverenciar a memória de Marechal Rondon é um dever cívico. “Nossa Pátria está carente de heróis, nossos heróis do passado estão sendo esquecidos. Agradecemos a proposição da Resolução em comemorar o dia do aniversário de Marechal Rondon. A determinação e o espírito patriótico de Marechal Rondon permitiu que ele realizasse feitos grandiosos, mas o que era mais tocante era sua empatia pelas pessoas. Reverenciar a memória de Marechal Rondon é um dever cívico”, avaliou.
De acordo o 2ª vice-presidente da Casa de Leis, vereador Eduardo Romero, a história de Marechal Rondon inspira muitos outros Projetos. “Para a Câmara Municipal todas as homenagens são importantes por reconhecer quem fez, quem faz e ser inspiração para continuar a fazer. A história de Rondon inspira muitos outros projetos não só em Mato Grosso do Sul, mas no Brasil todo. Hoje essas pessoas que são agraciadas com esse reconhecimento são pessoas que fazem parte dessa história. Nosso desejo que continuem espalhando e plantando o bem”, destacou.
Dia 05 de maio é comemorado o aniversário do Marechal Rondon e no dia 11 de julho foi realizada a 1ª Operação do Projeto Rondon, que em 1967, levou a equipe de 30 acadêmicos e 02 professores para Rondônia.
Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon é Patrono das Comunicações, sertanista, desbravador, humanista, deixou registros cartográficos e astronômicos iniciados na década de 1920, que ainda hoje, com todo avanço tecnológico, ao ser comparado com novas pesquisas, apresentam poucas diferenças.
Confira a lista de homenageados:
General Eduardo Dias da Costa Villas Bôas
Joaquim Silva e Luna
General-de-Exército José Luiz Dias Freitas
General-de-Brigada Márcio Bessa Campos
Reinaldo Azambuja
General Juarez Aparecido de Paula Cunha
Coronel Sérgio Mário Pasquali
Coronel Hidenobu Yatabe
Antônio Cézar Lacerda Alves
Agostinho Gonçalves da Mota
Tenente Coronel Fabio Batista Bogoni
Pe. Paulo Sérgio Vital da Cruz
Raul dos Santos Neto
Jorge José Pinto de Castro
Edimarcio Barros Marques
Luis Fernando Angerosa Stumpo
Ulysses Conceição Filho
José Ferreira Gonçalves
André Nogueira Borges
Querino Mendonça
Cristian Gaspar Crispin
Natalina Da Rocha Vieira
Ângelo Alves De Abreu
Thiago Ramos Da Silva
Maria Gabriela Alves Ferreira
Antônio Parron Aranda
Lucas Bezerra da Silva Azuaga
Pedro Guenji Nishi
Jonas de Souza Cavada
Estanislau Monteiro Oliveira
Lenis Lemes
José Rondon Severo