Valor ficou abaixo do índice usado para reajustar a maioria dos contratos.
Só no mês de junho, aluguéis registraram uma redução de 0,9%.
Alugar uma casa ou apartamento em São Paulo ficou 1% mais barato nos últimos 12 meses. É a primeira vez, desde 2005, que o índice acumulado em 12 meses é negativo, segundo pesquisa do sindicato da habitação (Secovi), divulgada nesta quarta-feira (22).
O valor ficou abaixo do IGP-M, índice usada para corrigir a maioria dos contratos, que ficou em 5,59% no mesmo período.
“É a primeira vez, desde o início da pesquisa, em 2005, que observamos um resultado negativo no acumulado de 12 meses”, diz, em nota, Mark Turnbull, diretor de Locação do Secovi-SP. “Até em função do delicado cenário econômico, é provável que o valor dos contratos de locação continuem inferiores aos índices de inflação nos próximos meses”, prevê o dirigente.
Em junho, os contratos registraram uma redução de 0,9% em comparação com o mês anterior.
Ficaram mais baratas as moradias de um quarto. A queda nos valores foi de 1,6%. Na sequência, estão as unidades de dois dormitórios (-0,9%). Apenas os aluguéis de imóveis de três dormitórios mostraram alta de 0,4%.
O fiador foi a modalidade contratual mais comum dos aluguéis, responsável por 47,5% das locações feitas. O depósito de até três meses de aluguel também foi bastante utilizado: um terço dos imóveis locados usou esse tipo de garantia. O seguro-fiança foi usado por 19% dos inquilinos.
Fonte: G1