Por imposição do calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que no início da temporada elabora a programação futebolística e nela, as datas para os inícios e fins dos Campeonato Estaduais, devendo todas as federações cumprirem as determinações, além da decisão do Estadual de Futebol em Mato Grosso do Sul, as principais competições futebolísticas em vários Estados conhecerão hoje os seus campeões.
Em Mato Grosso do Sul, o Corumbaense enfrentará o NOVO, precisando de um empate, para chegar ao seu segundo título, após jejuar por 34 anos.
SÃO PAULO
Em São Paulo, após a goleada imposta no jogo de ida, por 3 x 0, o Corinthians está bem próximo de conquistar o seu 28º título de futebol, daquele Estado e se tornar o maior vencedor paulista. Para tanto, precisa apenas de uma vitória simples contra a mesma Ponte Preta que desbancou o Palmeiras e o Santos, tidos como prováveis finalistas da competição.
RIO DE JANEIRO
No Rio de Janeiro, a dupla FLA X FLU, chega mais uma vez á condições de finalistas com vantagem para o Flamengo que no primeiro jogo venceu por 1 x 0 e agora, precisa de um empate para ser campeão e assim se igualar ao Vasco da Gama em número de títulos conquistados. Além do Campeonato Carioca, o time rubro-negro participa ainda da Libertadores.
RIO GRANDE DO SUL
No Sul, uma “zebra” pastou pelos gramados daquele Estado. Trata-se do Novo Hamburgo, que desbancou o todo poderoso Grêmio e agora, jogará em casa contra o rebaixado para o Campeonato Brasileiro da Série B, o Internacional. Para ser campeão, o Novo Hamburgo precisará apenas de um empate. No primeiro jogo, empatou na Beira-rio, por 2 gols.
MINAS GERAIS
Em Minas Gerais, a vantagem é do Atlético Mineiro, que mesmo estando participando da Libertadores, onde já se classificou para a 2ª fase,jogará no Independência, onde precisará de um empate contra o Cruzeiro. No jogo anterior disputado no Mineirão, houve empate sem gols e novo empate dá ao alvinegro, o título de campeão.
PARANÁ
Dividido entre o Estadual e a Libertadores,o Atlético local, acabou perdendo o foco e no primeiro jogo da decisão, foi goleado pelo arquirrival, o Coritiba que mesmo jogando na arena da Baixada, não tomou conhecimento e sapecou 3 x 1, com o time do “Coxa” podendo empatar ou até perder por um gol de diferença para ser o campeão estadual.
GOIÁS
Rebaixado para a Segunda Divisão do futebol brasileiro,o Goiás buscou e encontrou forças no Campeonato Estadual, para mais uma vez chegar à decisão contra o Vila Nova, que é apontado como o mais popular naquele Estado. No primeiro jogo, o Goiás venceu por 3 x 1 e a exemplo de outros regulamentos, precisa de um empate ou pode até perder por um gol de diferença.
BAHIA
A boa terra está também em festa, isso pela decisão do futebol local quando estarão disputado o título as duas maiores equipes e que formam o clássico BA X VI. O jogo será no Barradão, casa do Bahia, que precisará vencer para se tornar campeão. O Vitória joga por um empate pelo fato de ter feito a melhor campanha ao longo da competição.
SANTA CATARINA
Refeita da catástrofe que dizimou todo o elenco e integrantes da comissão técnica, a Chapecoense aos poucos vai conseguindo se reerguer também dentro de campo e a prova disso, foi que o time sob o comando do técnico Vágner Mancini, deu a volta por cima e chegou á decisão do Campeonato Catarinense onde venceu o Avaí, no primeiro jogo, fora de casa e agora, jogando na Arena Condá, precisará de um empate pelo fato de ter vencido o jogo de ida por 1 x 0.
PERNAMBUCO
Em Pernambuco, a exemplo do Sul, a “zebra” ficou por conta do Salgueiro, que desbancou o Santa Cruz e o Náutico, para chegar à decisão com o Sport, detentor de 40 título estaduais.