Ações da Assistência Social garantem cidadania em Dourados
Por Ariel Moreira Publicado 10 de abril de 2017 às 16:33

O cuidado e zelo com as pessoas é prática permanente da Secretaria Municipal de Assistência Social. Responsável pela gestão e coordenação da política para o setor, a pasta atua sempre coma preocupação de promover a cidadania e direitos humanos no Município.

A secretaria tem como objetivo garantir a todo cidadão direito à família, à infância, à adolescência, à velhice, com inserção no mercado de trabalho, à reabilitação profissional, à integração comunitária e social.

De acordo com a secretária Ledi Ferla, a pasta tem buscado sempre caminhar junto com a sociedade civil e organizações não-governamentais no desenvolvimento de projetos e ações que visam atender às necessidades básicas da população.

Neste sentido, são várias as iniciativas, voltadas a atender os cidadãos e cidadãs com políticas públicas que garantam a conquista e manutenção de direitos, de maneira que tenham também assegurada a dignidade.

Na atual gestão, além de gerir programas e convênios com órgãos governamentais, a pasta desenvolve atividades variadas. Uma das primeiras ações, este ano, envolveu as famílias que participaram do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, no Cras (Cento de Referência de Assistência Social), no Jardim Canaã l.

Também organizou e realizou, no Cras Água Boa, seminário para tratar sobre o enfrentamento de violência contra a mulher.

A preparação e agentes para o exercício pleno das funções é iniciativa corrente, como recente capacitação com os novos técnicos entrevistadores e cadastradores do Cadastro Único, evento realizado na Casa dos Conselhos, onde também aconteceu a capacitação com os novos orientadores sociais que atuarão nos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos.

A Semas também participou ativamente do lançamento do programa Bairro a Bairro, no distrito de Vila Vargas, onde desenvolveu ação comunitária, atendendo centenas de pessoas com oferta de serviços diversos. A equipe da secretaria participou, ainda, de reunião com as famílias do território do Cras Vila Cachoeirinha e organizou a 1º Acessifest, no Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência.

Fonte:Douradosnews