Academia de Polícia Militar homenageia as policiais militares no dia Internacional da Mulher
Por Redação Publicado 8 de março de 2017 às 12:13

 

Na manhã desta quarta-feira (8), data que se comemora o Dia Internacional da Mulher o Comandante do Centro de Ensino, Formação e Aperfeiçoamento de Praças, coronel Marcos Paulo Gimenes juntamente com o efetivo da Academia, prestou homenagem a todas as mulheres presentes que receberam rosas.

Na cerimônia a Tropa formada pelos alunos do CHO, Curso de Formação de Sargentos – CFS e CFC – Curso de Formação de Cabos, desfilou em homenagem as mulheres na Academia de Polícia Militar. A primeira turma de policiais militares feminina foi formada em Mato Grosso do Sul em setembro de 1982.

Por um longo período eram definidas como Polícia Feminina atuando a parte do policiamento masculino. Posteriormente com evolução da lei, a denominação Polícia Feminina foi extinta e o efetivo de mulheres, então já muitas graduadas e em seguida as duas primeiras oficiais do Estado foram integradas ao efetivo geral da corporação, hoje não havendo mais distinção de sexo, são policiais com direitos e deveres absolutamente iguais.

 

Muitas policiais comandam equipes, seções e unidades da instituição que em primeiro olhar seria visto como rude, como é o caso da Cavalaria da Polícia Militar, há tempos comandada pela tenente-coronel Neidy, que nesta quinta-feira passa o comando para o major Guilherme Dantas Lopes.