
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) abriu inscrições para o curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais), organizado pela Divisão de Educação Especial. O curso tem o objetivo de promover o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais para a comunicação entre surdos e ouvintes, facilitando, principalmente, a relação entre professor e aluno.
Também podem participar familiares de pessoas com surdez e comunidade em geral. O curso será organizado em módulos anuais nos níveis Básico I, Básico II, Intermediário e Avançado, com aulas uma vez por semana, no período noturno, das 18h às 20h30m.
A formação é oferecida pela Semed desde 2003. Após iniciado o curso, as aulas acontecem uma vez por semana, sendo abordado os temas legislação da língua de sinais, cultura do surdo (como se portar diante da pessoa com deficiência), a partilha da conversa (sempre estar incluindo na conversa), alfabeto, números, família, cores, alimentos, cumprimentos e outros temas.
As inscrições acontecem entre os dias 6 e 17 de março e poderão ser realizadas somente por telefone através do número (67) 3314-3840. As aulas começam em março e terminam na segunda semana do mês de dezembro, obedecendo o calendário escolar da Reme.
A expectativa da Semed é que o curso atenda aproximadamente 30 alunos por turma, totalizando de 200 a 240 alunos. A maior procura, segundo a professora Giselle Rosa, são de professores e profissionais do comércio que possuem clientes com deficiência. O Cefor – Centro de Formação fica localizado na Rua Onicieto Severo, nº 460, Vila Margarida.
Confira o cronograma:
Segunda:
– Básico II
– Intermediário
Terça-feira:
– Básico I
– Prática de interpretação
Quarta-feira
– Básico I
– Avançado
Quinta-feira
– Básico I
– Básico II
Fonte: Capital MS.