
O cuidado com quem mais precisa tem sido uma das prioridades do vereador Ronilço Guerreiro em Campo Grande. Com um olhar atento à saúde pública e ao sofrimento de tantas famílias que enfrentam o câncer, o vereador é autor da lei que criou o Programa Municipal da Pessoa com Câncer, uma proposta de sua autoria aprovada por unanimidade pela Câmara e já sancionada pela prefeita Adriane Lopes.
A lei garante melhor atendimento às pessoas com câncer na cidade, assegurando acesso a tratamento adequado, dignidade e respeito aos direitos dos pacientes, em conformidade com a Lei Federal nº 14.238/2021. “Esse é um Programa importante e estou lutando para que ele saia do papel e seja um apoio para quem está sofrendo com a doença. Sempre digo que o câncer não precisa ser um ponto final, mas sim um ponto e vírgula. Este programa representa mais dignidade, informação e esperança para todos os pacientes”, afirmou Ronilço.
Entre os principais objetivos da lei estão buscar meios de melhorar o diagnóstico precoce, o tratamento adequado, a conscientização pública sobre o câncer e o fortalecimento das políticas de prevenção. A legislação também promove um atendimento mais humanizado, com informações claras aos pacientes e alternativas de medicina integrativa, além de apoio às famílias durante todo o processo.
Outro ponto importante da nova lei é a capacitação dos profissionais da saúde, o desenvolvimento de sistemas de monitoramento dos casos no município e a articulação com diferentes esferas de governo para garantir avanços no enfrentamento da doença.
“É fundamental combater o preconceito e a desinformação. Com esta lei, estamos contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e para reduzir a incidência e a mortalidade causadas pelo câncer”, concluiu o vereador.
Redação Politica MS News – RGS
Fonte : Assessoria de Imprensa do Vereador