A JBS tem o compromisso de garantir a origem sustentável de sua matéria-prima e, por isso, não adquire gado de fornecedores envolvidos com desmatamento, invasão de terras indígenas ou unidades de conservação, violência no campo e conflitos agrários e uso de trabalho escravo.
Para garantir esse compromisso, a empresa tem desenvolvido desde 2010 um sistema de monitoramento socioambiental de seus fornecedores de gado que utiliza imagens de satélite, dados georeferenciados das fazendas e informação de órgãos públicos oficiais para análise dos seus quase 70 mil fornecedores no Brasil.
O sistema de monitoramento é composto por dois processos de análise que atuam de forma integrada.
O primeiro deles refere-se à verificação sistemática da presença de fornecedores de gado bovino da empresa nas listas publicadas pelo Ministério do Trabalho e IBAMA, relativas ao Cadastro de Empregadores Autuados por Exploração de Trabalho Análogo ao Escravo e áreas embargadas por desmatamento ilegal de todos os fornecedores da JBS no Brasil.
O segundo consiste em um sofisticado sistema de localização e monitoramento geoespacial das propriedades fornecedoras de gado bovino da empresa, localizadas nos estados que compõe a Amazônia Legal, com o propósito de identificar e bloquear para a compra de matéria-prima os fornecedores localizados em áreas de restrição geográfica conforme os critérios socioambientais da empresa.
O sistema de monitoramento geoespacial faz a sobreposição digital de coordenadas geográficas e mapas georeferenciados das propriedades fornecedoras de gado bovino com as informações publicadas pelo INPE, referentes à evolução das áreas de desmatamento, e os mapas oficiais das áreas de terra indígena e unidades de conservação ambiental na região da Amazônia Legal.
Os fornecedores de gado presentes nas listas públicas do Ministério do Trabalho e IBAMA, assim como aqueles que apresentaram alguma sobreposição da área de suas fazendas com áreas de desmatamento, terra indígena ou unidades de conservação ambiental têm seu cadastro comercial bloqueado no sistema de compras da empresa e permanecem suspensos até que sua situação seja regularizada.
Todo esse processo de análise e monitoramento socioambiental de fornecedores de gado é realizado diariamente com o objetivo de atualizar os bloqueios a fornecedores irregulares no sistema de compras da empresa.
O Sistema de Monitoramento Socioambiental de Fornecedores de Gado da JBS é anualmente auditado, de forma independente, de modo a garantir o cumprimento dos compromissos com a sustentabilidade de uma das maiores processadoras de proteína animal do mundo em exigir dos seus fornecedores o cumprimento de critérios de legalidade ambiental e social como requisito para a compra de animais para o abate.
No caso da JBS Foods, a companhia possui um programa de integração, com cerca de cinco mil proprietários rurais produtores de aves e suínos, que prevê a transferência de tecnologia de instalações e manejo para um sistema de criação de animais que inclui tecnologias mais modernas, assistência técnica e insumos para a criação.
A integração proporciona uma renda mensal às famílias rurais e premiações aos parceiros, mediante o cumprimento de uma série de requisitos, que incluem itens de meio ambiente e atendimento legal.
Com foco em prevenção, a gestão inclui todo o apoio técnico necessário, como construção e melhorias de instalação, instruções de sanidades, segurança, nutrição e práticas de saúde animal, além de visitas constantes de técnicos da companhia que realizam um check list periódico, que inclui o acompanhamento da aplicação de vacinas, pesagem dos animais, monitoramento da taxa de mortalidade, variação de temperatura do ambiente, nível de conforto animal, entre outros.
No check list de avaliação dos parceiros são observadas quatro categorias:
Segurança, Saúde e Meio Ambiente: observa as instalações e o respeito aos critérios definidos para a garantia da segurança e saúde dos envolvidos na operação e da preservação ambiental;
Integrado/Manejo: avalia a gestão da operação, incluindo treinamento dos envolvidos e adesão aos procedimentos exigidos durante o desenvolvimento dos animais;
Equipamentos: verifica a existência e boa conservação dos equipamentos exigidos para o desenvolvimento dos animais;
Biosseguridade: observa a adesão aos procedimentos da JBS Foods para a manutenção da segurança do alimento.
A pontuação obtida pelo parceiro integrado nesse check list o enquadra em uma das três categorias do programa:
A – propriedade adequada aos padrões do Grupo;
B – propriedade aceitável de acordo com as exigências da Companhia;
C – propriedade a ser aprimorada de acordo com pontos de ação para melhoria e evolução para a categoria B ou A, sujeita à exclusão em caso de descumprimento.
A JBS Foods também provém toda a matéria-prima necessária aos seus produtores de aves e suínos (ração, vacinas etc.), o que a permite garantir a procedência de todos os insumos utilizados na produção, mesmo antes que a proteína adentre as portas das suas plantas.
Fonte: JBS – Compra responsável