Na última lista antes da convocação final para a Copa do Mundo, Tite deixou claro que ainda tem dúvidas. Dentre os 25 jogadores chamados nesta segunda-feira para os amistosos contra Rússia e Alemanha, no fim de março, três novidades: o goleiro Neto (Valencia), o meia-atacante Anderson Talisca (Besiktas) e o centroavante Willian José (Real Sociedad).
Sem Neymar e com dois atletas a mais na relação do que de costume, o treinador vai fazer suas últimas observações. Os 23 nomes que defenderão o Brasil na Rússia serão conhecidos na primeira semana de maio.
- Goleiros: Alisson (Roma), Ederson (Manchester City) e Neto (Valencia)
- Defensores: Marcelo (Real Madrid), Daniel Alves (PSG), Filipe Luis (Atlético de Madrid) e Fágner (Corinthians)
- Zagueiros: Marquinhos (PSG), Thiago Silva (PSG), Miranda (Inter de Milão), Pedro Geromel (Grêmio) e Rodrigo Caio (São Paulo)
- Meio-campistas: Casemiro (Real Madrid), Willian (Chelsea), Fernandinho (Manchester City), Fred (Shakhtar Donetsk), Anderson Talisca (Besiktas), Paulinho (Barcelona), Philippe Coutinho (Barcelona) e Renato Augusto (Beijing Guoan)
- Atacantes: Gabriel Jesus (Manchester City), Roberto Firmino (Liverpool), Douglas Costa (Juventus), Taison (Shakhtar Donetsk) e Willian José (Real Sociedad)
– As oportunidades surgem para cada atleta. Eu repito o que coerentemente tenho colocado, a lista final vai bater ali na frente. Todos os atletas continuam sendo avaliados, e grandes momentos como os de Willian José e Talisca, que trazem componentes diferentes.
– Willian José faz duas grandes temporadas na Real Sociedad, desenvolvimento grande como atleta, com jogo combinado. Talisca tem finalização de média distância, bola aérea, imposição física que pode emprestar virtude contra defesas com linha de cinco ou quatro.
– Isso não quer dizer que Giuliano, Lucas Lima e Diego estão fora. Absolutamente. Não há uma situação definitiva, há margem de disputa – disse Tite, na coletiva realizada nesta segunda-feira na coletiva da CBF.
A Seleção enfrenta a Rússia, dia 23 de março, em Moscou. No dia 27, o rival será a Alemanha, em Berlim. Depois de confirmar 16 dos 23 nomes para a Copa, Tite fará nesta última data Fifa uma espécie de análise final para definir os nomes que vão ocupar as sete vagas ainda estão abertas: um goleiro, um zagueiro, dois laterais, dois meias e um atacante.
Sete vagas e nove testes
Com 25 jogadores na lista desta segunda-feira, dez nomes terão que mostrar serviço nos amistosos contra Rússia e Alemanha (dos 16 garantidos na Copa, apenas Neymar, machucado, não foi chamado). Além de Willian José, Talisca e Neto, chamados pelo treinador pela primeira vez, Pedro Geromel e Rodrigo Caio brigam pelo espaço que sobra na zaga. Nas laterais, Filipe Luis e Fágner pegam as vagas de Alex Sandro e Danilo como “sombras” de Marcelo e Daniel Alves nesta relação. O volante Fred, o meia Douglas Costa e o atacante Taison serão os outros observados.
– Isso me dá mais motivação para trabalhar. É para isso que acordo todos os dias, para ser um jogador de alto nível, para ser convocado, para estar entre os melhores e na nossa Seleção. Agora é trabalhar para conseguir ir bem e permanecer neste grupo que disputará a Copa do Mundo. Fiquei realmente contente, muito feliz – disse Douglas Costa.