O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado estadual Onevan de Matos (PSDB), realizou nesta última semana, no cartório eleitoral de Naviraí (seu domicílio eleitoral), o recadastramento eleitoral e o cadastramento biométrico perante a Justiça Eleitoral.
Cadastramento Biométrico – O cadastramento para as Eleições 2018 é obrigatório apenas no município de Campo Grande, onde os eleitores devem procurar os postos de atendimento da Justiça Eleitoral até, impreterivelmente, o dia 18 de março.
Apesar de não haver obrigatoriedade nos outros municípios, os eleitores já podem procurar o cartório eleitoral e realizar o cadastramento biométrico – evitando filas e adiantando o procedimento, que, gradativamente, abrangerá os 79 municípios de Mato Grosso do Sul.
Documentos Necessários – Para realizar o recadastramento eleitoral e o cadastramento biométrico o eleitor deve levar original e cópia de um documento de identificação com foto e original do comprovante de endereço. Os homens maiores de 18 anos e que irão tirar o título pela primeira vez devem levar o original e cópia do comprovante de quitação do serviço militar.
Após a conclusão do cadastro biométrico, a Justiça Eleitoral expede uma nova via do título de eleitor – com o mesmo domicílio eleitoral e local de votação anterior (só há mudança em caso de requerimento do eleitor) – com a inscrição “Identificação Biométrica”.
“O cadastramento biométrico é mais uma iniciativa que tem por finalidade garantir segurança, lisura e celeridade nas eleições e demonstra o bom trabalho realizado pela Justiça Eleitoral. É uma forma de, também, fortalecer a democracia de nosso país!”, destacou o deputado estadual Onevan de Matos.
Maiores informações podem ser obtidas no site da Justiça Eleitoral: www.tre-ms.jus.br .