A Escola Superior de Advocacia de Mato Grosso do Sul (ESA/MS) divulgou relatório dos dois primeiros anos da Gestão 2016/2018. No período de janeiro de 2016 a dezembro de 2017, a ESA/MS atendeu cerca de 21.455 alunos que estiveram presentes nos 432 eventos realizados pela gestão.
“Nosso compromisso é pensado e voltado para o conhecimento do advogado. Estivemos envoltos em grandes projetos e contamos com a parceria de diferentes instituições para somar com a nossa gestão”, disse o Diretor-Geral da ESA/MS, Ricardo Souza Pereira.
Destaque para a programação do segundo semestre do ano, com o projeto “ESA no Mês da Advocacia”, dedicado inteiramente aos causídicos.
Durante um mês, diferentes profissionais atenderam ao convite da Escola para debater temas decorrentes da profissão dentre eles Direito Penal, Direitos da Mulher, Direito Privado, Direito Público e Direito Processual. “Todos os eventos destinados a este projeto foram de uma contribuição indescritível à nossa classe”, avaliou o Diretor-Geral da ESA/MS, Ricardo Souza Pereira.
Foi no segundo semestre de 2017 também que a ESA/MS consolidou a parceria com a PUC-SP, tornando assim, a única ESA do país a atingir o mérito. “Iniciamos o curso de Pós-Graduação em Direito Processual Civil em setembro, e com isso, pudemos aproximar pessoas de outras cidades do Estado e até mesmo do Estado vizinho, que não podem, por infinitas razões, se deslocar até São Paulo para realizar tal especialização”, ponderou Souza.
Outro exemplo da esmerada atuação da ESA/MS na formação continuada dos causídicos é o projeto “ESA Vai ao Interior”, que desde agosto, realizou mais de 21 edições, proporcionando aos advogados e acadêmicos de Direito de todo o Mato Grosso do Sul, palestras de diferentes temas com profissionais capacitados e renomados.
Já a “Terça Jurídica”, teve mais de 20 edições neste semestre. O projeto, que também tem cunho social, visa trazer a classe para o debate com palestras de temas atuais e da área do Direito gratuitamente.
Em outubro, a ESA/MS realizou seu 1º Congresso de Direito Penal. Com mais de 200 inscritos, o auditório da OAB/MS foi palco de um debate crítico acerca do Processo Penal Contemporâneo mesclado às analogias do modelo originário, além das inovações trazidas pelas outras legislações, tais como Delações Premiadas, Colaboração Premiada, Condução Coercitiva, entre outras.
“Todas as palestras foram muito produtivas dentro de uma crítica processual muito bem-feita e, estar com um dos especialistas mais catedráticos, que é o Dr. Jacinto Miranda Coutinho, foi fundamental para a abertura do Congresso; sem sombra de dúvidas, ele trouxe uma visão crítica a todos que puderam prestigiar”, analisou o Diretor-Geral.
Ricardo enfatizou também, a importância de se realizar um evento do ramo, dentro da ESA. “Como escola acadêmica é sim um compromisso que temos, de trazer o fomento, dialogar e debater todas as áreas do Direito, especialmente para mim que sou da área do Direito Criminal, enquanto gestor da ESA. No próximo ano teremos muito mais a contribuir com a classe da advocacia. A paixão pela profissão é apenas um alicerce do que o futuro, embasado em conhecimento, nos retornará. A ESA/MS deseja a todos, um feliz ano novo” finalizou Ricardo Pereira.