A campanha Outubro Rosa da Assembleia Legislativa realizou mais uma ação de prevenção à saúde da mulher. Durante todo o dia de hoje (26/10) a Caixa de Assistência dos Servidores de Mato Grosso do Sul (Cassems), disponibiliza as servidores, exames de mamografia e preventivo na unidade móvel do Projeto de Prevenção do Câncer.
De acordo com Sonilza Lima, responsável pelo projeto junto à Cassems, a unidade móvel já percorreu todo o interior do Estado, atendendo mais de 28 mil mulheres. “Constatamos que já diminuíram os tratamentos de câncer. A preocupação do plano de saúde é trabalhar de maneira a conscientizar de que todo diagnóstico de câncer tem 100% de cura se tratado no início”, ponderou Sonilza de Souza.
Para a servidora Vanessa Corrêa, toda oportunidade é bem vinda quando o assunto é saúde. “É muito prático e todas podemos ter acesso aos exames. Fico feliz de saber que a Assembleia junto a Cassems podem nos proporcionar essa facilidade”, disse Vanessa. Pela primeira vez participando do projeto Heloise Gimenez achou rápido e muito oportuno. “O medo da doença e da morte que me leva a buscar a prevenção. Acredito na importância do exame e de iniciativas como esta da Assembleia Legislativa”, destacou a funcionária.
Este ano foram disponibilizados 100 exames preventivos e 50 mamografias. Ignez Charbel Stephanini, responsável pelo Centro de Saúde, disse que dentro de 20 dias os exames estarão disponíveis para retirada na sala médica da Assembleia.
A campanha Outubro Rosa foi instituída pela Lei 4.541/2014, de autoria do 1º secretário, Zé Teixeira (DEM), e co-autoria de Mara Caseiro (PSDB) e da ex-deputada Dione Hashioka.