Os pioneiros da região da Grande Dourados serão homenageados com uma medalha de honra ao mérito legislativo. A proposta foi apresentada pelo deputado estadual Renato Câmara (PMDB), na última quinta-feira (05), através de um projeto de resolução. De acordo com ele, é mais uma oportunidade de a comunidade reconhecer a importância dos colonizadores da Grande Dourados, uma das regiões mais importantes economicamente e culturalmente do Estado.
“É uma forma de valorizar o trabalho, a história e as lutas que marcaram o desenvolvimento da região. É também um reconhecimento a uma cultura regional muito rica, que nasceu da integração e partilha dos costumes de vários povos que para a região se deslocaram, trabalharam muito, cultivaram uma das terras mais férteis do mundo e ajudaram a construir o Mato Grosso do Sul”, afirma Renato.
Serão homenageados, caso aprovada a resolução, nos anos de 2017 e 2018, pioneiros dos municípios de Caarapó, Deodápolis, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Jateí, Itaporã, Maracaju Brilhante e Vicentina. Serão pessoas pioneiras que prestam ou prestaram relevantes serviços à comunidade da região.
É de competência exclusiva da Assembleia Legislativa a concessão da honraria prevista na Resolução e a forma de concessão será por iniciativa de qualquer de seus membros. As honrarias serão entregues em sessão solene.
Renato, que é engenheiro agrônomo, formado em Dourados, lembra que foi a região da Grande Dourados que atraiu milhares de imigrantes nas décadas de 40 e 50, dando início ao processo de ocupação da região central do Estado. “Posteriormente, nas décadas de 60 e 70, vieram outra grande leva de imigrantes que foram responsáveis pelo início do desenvolvimento da revolução tecnológica no Estado, tornando-o um celeiro de produção de grãos”, destaca Renato.
Para dar apoio à produção rural, Renato lembra que vieram os pioneiros do comércio, indústria e serviços, contribuindo de forma especial para a geração de riquezas e empregos e a melhoria da qualidade de vida no Estado. “Enfim, a contribuição de todos foi muito grande”, destaca o deputado.