A Polícia Militar apresentou à Secretaria Municipal de Educação de Ponta Porã, o Projeto Patrulha Mirim, já desenvolvido em outros municípios de Mato Grosso do Sul. A apresentação foi feita pelo tenente coronel, Valdomiro Centurião, Comandante do 4º BPM, de Ponta Porã, a subtenente Fátima Inês Rodrigues de Britto, Coordenadora Estadual do Patrulha Mirim, junto à Secretária de Educação de Ponta Porã, Leny Klais, professoras Mirta Landolfi, Renata Icassatti e Cinthia Faieli.
De acordo com a coordenadora estadual do Projeto Patrulha Mirim, Subtenente Inês trata-se de um projeto que já se encontra em funcionamento em algumas unidades da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, com denominações semelhantes, porém que na sua essência busca enfatizar a necessidade do trabalho de prevenção da dignidade das crianças e adolescentes, visando conscientizá-los da sua importância para o desenvolvimento das ações da Segurança Pública, bem como o desenvolvimento do caráter e da cidadania.
No período de dez meses anual, os patrulheiros mirins recebem instruções e participam de ações sócio educativas que proporcionarão à criança e ao adolescente integrados ao projeto, a possibilidade e oportunidade de mudar o quadro em que se encontram através do desenvolvimento de suas potencialidades, da integração à comunidade, aquisições de hábitos saudáveis. Os integrantes da Patrulha Mirim são instruídos a ficarem longe das drogas e da violência através de aulas e palestras sobre o tema. Também aprendem noções de civismo. Para a secretária de Educação, Leny Klais, o Projeto Patrulha Mirim da Polícia Militar, é um importante instrumento para a formação de jovens e um grande reforço para a disciplina e a cultura dos jovens e futuros cidadãos. “Gostei da metodologia, é um trabalho importante, que tem como prioridade a disciplina e a boa formação de crianças e adolescentes.
“A Patrulha Mirim é um programa de ação social participativa, cujo maior objetivo é integrar a sociedade e a Polícia Militar de MS, aproximando os jovens e suas famílias, valorizando e difundindo a cultura da paz, o esporte e o lazer. O projeto tem por objetivo proporcionar aos jovens uma oportunidade de contato com várias áreas do conhecimento, através de lições e instruções que são repassadas utilizando-se da disciplina militar, buscando com isso, afastar esses jovens de oportunidades negativas ao seu desenvolvimento pessoal. Tem como finalidade abrir novos horizontes à criança e ao adolescente, resgatando a cidadania, a dignidade humana, a valorização da família, o civismo, encorajando e estimulando-os para a vida harmoniosa em sociedade. Outra premissa é o estimulo à frequência e permanência na escola, bem como seu rendimento escolar”, declarou a Subtenente Inês, Coordenadora Estadual do Patrulha Mirim.