Ex-presidente do TCE/MS, Cícero de Souza retorna ao PTB de olho em 2018
Por André Farinha Publicado 27 de setembro de 2017 às 10:00

Após ter o nome especulado como possível candidato no pleito de 2018 pelo PDT, o ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE/MS) e ex-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Cícero Antônio de Souza, assinou sua ficha de filiação junto ao PTB. O ato aconteceu na terça-feira (26) e contou com a participação do presidente da Executiva Estadual do PTB/MS, Nelson Trad Filho.

Com isso, Cícero de Souza retorna ao partido que o elegeu vereador e deputado estadual após 12 anos afastado. “E já dizia o ditado: O bom filho a casa torna, Cícero vem pra somar junto ao partido, com seu currículo vasto vamos fortalecer ainda mais o PTB em Três Lagoas, município com o maior número de filiados da sigla”, comemorou Nelsinho.

O ingresso do político é um sinal de que ele vá disputar algum dos cargos do pleito de 2018. Aos 72 anos de idade, experiente e com o trabalho reconhecido, principalmente quando esteve à frente do órgão de fiscalização estadual, Cícero de Souza tem currículo para concorrer a cargos de maior relevância, como deputado federal e até mesmo para senador.

Currículo

Cícero de Souza ficou 13 anos no TCE/MS, se aposentou em 2014 ao completar 70 anos de idade. Formado em Ciências Jurídicas na Universidade de Uberlândia, em 1971, ele exerceu a função de fiscal de rendas quando o Estado ainda era Mato Grosso.

Foi em 1986 que ingressou na política, como deputado estadual. Foram quatro mandatos e, nesse meio tempo, de Fevereiro de 1993 a Janeiro de 1995, pôde ser o presidente da Assembleia Legislativa. No dia 17 de Outubro de 2001 foi indicado para ser um dos conselheiros do TCE/MS, a posse aconteceu no dia 1º de Novembro do mesmo ano.

No Tribunal, foi vice-presidente de 2003 a 2006 e, em 2007, empossado presidente da certe. Na oportunidade em que esteve a frente do órgão, pôde realizar a modernização, o plano de cargos e carreiras dos servidores, plano estratégico, a digitalização de documentos e automatização de procedimentos de controle, adoção de sistemas informatizados, com aquisição de equipamentos.

Foi nesse período que o TCE ganhou o diário oficial eletrônico, inaugurou a Escola Superior de Controle Externo, o Centro de Educação Infantil do Tribunal de Contas do Estado – Professora Maria Constança Barros Machado, além da realização de concurso público.