Mara Caseiro participa do lançamento do Plano Safra 2017/2020 em Itaquiraí
Por Redação Publicado 26 de setembro de 2017 às 10:30

A deputada estadual, Mara Caseiro (PSDB), participou, na ultima sexta-feira (22/09), do Lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2017/2020, em Itaquiraí. Na ocasião, ela ressaltou a importância do apoio e os incentivos para a Agricultura Familiar no Estado. “O Plano Safra 2017/2020 trouxe importantes informações e incentivos para que os agricultores possam acessar os créditos. Entendo que, o Estado já deveria ter um programa com posto de calcário para que seja feita a recuperação do solo, aumentando a produtividade. Os municípios têm tentado atender a essa demanda, mas o ideal seria que o Estado o fizesse. É fundamental o incentivo a Agricultura Familiar, pois apesar da crise, os agricultores não desistem e continuam a produzir”, comentou a parlamentar.

Na Câmara Municipal de Itaquiraí, o delegado Federal do Desenvolvimento Agrário em MS, Dorival Betini, apresentou todas as informações e direitos que os agricultores têm para acessar os créditos. “Estamos aqui para orientar e informar. Tudo que estiver ao nosso alcance será feito, dentro da realidade da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário”, afirmou Betini.

O prefeito Ricardo Favaro lembrou que a reunião atende a antigas reivindicações dos agricultores da região. “Desde o inicio da nossa gestão estamos fazendo reivindicações de apoio e incentivo aos agricultores familiares. Essa reunião é uma resposta às nossas insistentes reivindicações”, disse o prefeito.

O Plano Safra 2017/2020, agora plurianual, disponibilizará este ano R$ 30 bilhões em crédito para a agricultura familiar em todo o país e o acesso é ilimitado para os agricultores do Estado este ano. Os juros do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) permanecem baixos, variando entre 2,5% e 5,5% ao ano.

O crédito fundiário foi totalmente remodelado, disponibilizando novos valores e maior prazo de carência e pagamento, e serão disponibilizados este ano R$ 140 mil para cada produtor rural com três anos de carência e 30 anos para pagamento da dívida. Os recursos são para aquisição de lotes de terra.