Realizada de 07 a 10 de Setembro, nas cidades de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero (PY), a Black Friday Fronteira rendeu aos lojistas e empresários US$ 45.10 milhões (R$ 147.49 milhões). A informação é do IPF-MS (Instituto de Pesquisa da Fecomércio-MS) que, juntamente com a Empresa de Consultoria Júnior FIP-MAGSUL, promoveu um levantamento a respeito do público que prestigiou a maior ação promocional do continente sul-americano.
Este ano, pelo menos 100 mil pessoas estiveram nas cidades-irmãs durante os quatro dias de promoção. O valor médio gasto passou de R$1.398,00, em 2014, para R$1.756,94, um aumento de 25,67%. Entre os itens mais comprados destacaram-se eletrônicos (20,21%), perfumes (14,32%) e artigos de vestuário (10,58%).
Entre o público, a maioria tinha de 26 a 40 anos de idade (46,96%). Os meios predominantes de informação sobre a ação foram internet e Facebook, citados por 37,17% e 27,09%, respectivamente. “Um dado importante é que 96,65% encontraram o que procuravam e 60,37% utilizaram o real.54,37% dos consumidores se sentiram atendidos”, destacou o presidente do IPF-MS, Edison Araújo.
A maior parcela dos compradores vieram de Campo Grande (18,89%), Dourados (16,06%), Ponta Porã (15%), Amambai (6,62%), Antonio João (4,06%) e Jardim (3,97%), além do Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Paraná. A pesquisa também ouviu sobre eventuais preocupações com a viagem e a maior parte deles, 40,6%, mencionou a segurança, enquanto 18,09% não demonstraram preocupação com qualquer aspecto e 17,92% mencionaram a fiscalização.
Dos consumidores que responderam a pesquisa, 41,84% avaliaram como bom o evento deste ano. Esse conceito também se aplicou aos restaurantes (44,75%), hotéis (41,04%) e ao atendimento em geral (39,36%).