
Com o tema ‘Minha Escolha Faz a Diferença no Trânsito’, foi aberta nesta segunda-feira (18), no Teatro Glauce Rocha, a Semana Nacional do Trânsito. Iniciativa do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a Semana tem por finalidade propagar ações educativas de trânsito. Em Mato Grosso do Sul terá intensa programação, que inclui palestras, atividade cultural, blitz educativa e de fiscalização, entre outras.
Ao todo, serão sete dias para a sociedade (de 18 a 25 de Setembro), órgãos de trânsito, entidades públicas e privadas concentrarem suas ações na conscientização e em busca de um comportamento seguro no trânsito. Reforçando o conceito de que todos somos responsáveis em tornar nossas ruas, avenidas e estradas em um lugar seguro para pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas e passageiros.
Para o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS), Roberto Hashioka, a preocupação é constante e permanente quanto aos números dos acidentes de trânsito. “Mais de 40 mil pessoas perdem a vida no trânsito brasileiro por ano. Os acidentes, na maioria das vezes, são causados por falta de atenção dos motoristas. A combinação de álcool e direção, uso do celular, excesso de velocidade são as principais causas de imprudência. A grande responsabilidade de todos nós não é somente a capacidade técnica de conduzir um veículo, mas é a conscientização que temos que respeitar as leis de trânsito”, ressaltou.
O diretor-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Janine de Lima Bruno, frisa que os números de mortes no trânsito vêm diminuindo ano a ano, mas enfatiza a necessidade de mudança de atitude. “Você escolhe beber ou não beber antes de dirigir, você escolhe dirigir em alta velocidade, por isso o tema da campanha”.
A abertura reuniu autoridades e estudantes de escolas públicas, como os alunos da Escola Municipal Dr. Tertuliano Meirelles, de Campo Grande. A coordenadora do Projeto Escola Segura na unidade educacional, Giovanna Thomaz, classificou a Semana como importante para todos os públicos de todas as idades. “Objetiva alertar sobre a necessidade de um trânsito seguro, além de conscientizar a população sobre a direção defensiva e, ao dirigir um veículo, escolher seguir as regras e respeitar as pessoas”, comentou.
Fetran
Durante a solenidade de início da Semana, foi realizada também a abertura da etapa final do Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran), que tem como organizador a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e como apoiadores o Detran-MS e a Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania (SECC). Neste ano, 130 peças teatrais foram inscritas, sendo 10 classificadas para a final que acontece a partir desta segunda-feira (18) e vai até quarta-feira (20).
O Fetran está em sua 8ª edição no Estado e é um projeto de educação para o trânsito que utiliza atividades pedagógicas e inclui transversalmente a temática trânsito no cotidiano escolar. Os municípios classificados para a final são: Amambai, Rio Brilhante, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Campo Grande, Chapadão do Sul, Coxim e Rio Verde de Mato Grosso.