Seleção Brasileira vence o Equador e garante primeiro lugar nas Eliminatórias da Copa
Por André Farinha Publicado 31 de agosto de 2017 às 23:37
(Foto: Globoesporte/Reprodução)

A bola vem na medida certa, encontra o pé revestido com a chuteira. No toque, sobe, voa feito um pássaro, passa sobre o marcador e encontra a cabeça daquele a conduz. No instante complementar, a redonda cai novamente na grama. Dá um pulo, salto, e decola impulsionada pelo forte chute de outro jogador, vindo de trás, aproveitando a sobra. A branquela encontra às redes, balança feito criança no parque de diversões, é gol, o segundo da Seleção Brasileira na vitória por 2 a 0 sobre o Equador, realizada na noite desta quinta-feira (31), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS).

Não foi a melhor exibição do time comandado por Tite. Embora tenha dominado todo o jogo, o primeiro tempo, digna-se de passagem, teve pouquíssimos lances de perigo de gol. Neymar e Gabriel Jesus, principais referências do setor ofensivo, pouco apareceram. Quando conseguiam impor uma jogada mais atenciosa era o goleiro equatoriano quem aparecia, Banguera, foi um dos melhores homens do time adversário.

Na etapa complementar, o jogo foi outro, muito mais movimentado. O fator principal para a mudança foi a entrada de Philippe Coutinho. A seleção passou a pressionar bastante a meta adversária, com boas chances de gol. O primeiro tento saiu aos 23, depois da cobrança de escanteio, a bola sobrou para Paulinho, que dominou livre no meio da área e chutou forte para dentro das redes.

A participação de Coutinho movimentou o setor ofensivo do time. O meia conseguia encontrar espaços na defesa inimiga e criar excelentes jogadas para Jesus e Neymar, que paravam nas mãos do arqueiro ou saiam pela linha de fundo. A partida do jogador foi coroada com um gol, a proposito, um belíssimo tento.

Eram 30 minutos quando o próprio Philippe Coutinho, em velocidade, achou Gabriel Jesus na área. O atacante aplicou um lençol no marcador e escorou de cabeça para que caísse nos pés de Coutinho. O meia chegou firme na redonda, bateu forte e fez. O Equador ainda conseguiu chegar com perigo uma ou duas vezes, mas não obteve êxito nas jogadas. A Seleção Brasileira esteve mais próxima de ampliar do que de sofrer o revés.

A vitória rendeu ao Brasil o primeiro lugar absoluto das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. A Seleção agora soma 36 pontos enquanto que a Colômbia, segunda colocada, tem 25 pontos, restando apenas mais três rodadas para terminar a competição, ou seja, não há mais como ser ultrapassada. Na terça-feira, o Brasil enfrentará a Colômbia, em Barranquilla, às 17h30 (horário de Brasília).